Itaipu e Pnud lançam projeto de R$ 50 milhões para agricultura familiar
Com investimento superior a R$ 50 milhões, a Itaipu Binacional e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) assinam nesta quarta-feira (6), em Foz do Iguaçu (PR), um acordo de cooperação para a execução do projeto “Caminhos Sustentáveis – Inovação, Renda e Conservação no Campo”.
A iniciativa pretende levar serviços gratuitos de assistência técnica e extensão rural (Ater) a cinco mil agricultores familiares em 434 municípios do Paraná e do sul do Mato Grosso do Sul, área de influência direta da hidrelétrica. O projeto terá duração de 24 meses e será lançado oficialmente no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da usina, às 13h30.
A ação está vinculada ao programa Itaipu Mais que Energia, criado para fomentar o desenvolvimento sustentável por meio de soluções voltadas ao campo. Além do atendimento individualizado aos agricultores, estão previstas ações formativas destinadas às organizações que representam ou prestam apoio técnico a esse público.
A parceria com o Pnud garante a integração de metas ambientais e sociais em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, promovendo inovação sem romper com a lógica da preservação ambiental.
- Da redação com Itaipu
- Foto: Valter Campanato/ABr