Filhos se organizam para surpreender no Dia dos Pais e lojistas esperam comércio aquecido na fronteira

A movimentação no comércio para o Dia dos Pais já começou na fronteira e os lojistas estão otimistas. A expectativa é de que o clima frio e aconchegante do inverno impulsione as vendas em vários seguimentos, com os filhos se organizando antecipadamente para garantir os presentes da data.

Divulgada nesta semana, uma sondagem da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços) em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) aponta que a média de valor das lembranças no Oeste é de R$ 174, 98, o maior tíquete do Paraná.

“A ocasião inaugura o calendário das principais datas comemorativas do segundo semestre, contribuindo para o aumento do volume de vendas do varejo do estado, que segundo as projeções, fechará o ano com crescimento expressivo”, destacou o coordenador de desenvolvimento empresarial da Fecomércio, Rodrigo Schmidt.

Nas lojas de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este os itens mais buscados são as roupas, calçados e perfumes. Comidas e bebidas também ocupam lugar de destaque na lista, tendo ganhado espaço considerável nos últimos anos.

O preço continua sendo o maior atrativo na hora de decidir pela compra, mas cada vez mais consumidores tem prezado também pela qualidade dos produtos, optando por desembolsar um pouco mais na hora de escolher o presente.

As lojas físicas ainda são as preferidas dos consumidores locais. As vitrines dos estabelecimentos em pontos como Avenida Brasil, na área central; e bairro Vila Portes, já exibem cartazes com descontos e uma grande variedade de produtos, com condições facilitadas de parcelamento.

Jaquetas e casacos de lã podem ser encontrados a partir de R$ 100. Tênis e sapatênis tem boas opções por valores médios de R$ 70 à R$ 150. Na área da perfumaria, kits com colônias, desodorante e loção pós-barba saem, em média, por R$ 80.

Nas lojas francas, há inúmeros descontos em bebidas importadas (especialmente cervejas) e chocolates, por exemplo. Muitos locais também vêm trabalhando nas datas festivas com cestas de café, onde é possível adicionar uma variedade de itens de acordo com a preferência do cliente.

“Os consumidores querem mais do que preço: buscam qualidade, bom atendimento e produtos que representem afeto. Quem investir em experiências de compra, caprichar na vitrine, oferecer condições flexíveis de pagamento e divulgar bem seus produtos, especialmente na última semana antes da data, terá grandes chances de obter bons resultados”, evidenciou Schmidt.

Projeção

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta que, em 2025, o Dia dos Pais deve movimentar cerca de R$ 7,84 bilhões em vendas em todo o país, o que representaria o melhor desempenho do setor desde 2014 e o crescimento de 3,2% em relação ao ano passado, já descontada a inflação.

O otimismo do varejo ainda deve implicar contratação do maior contingente de trabalhadores temporários para o período em 12 anos. A entidade estima que a oferta deve ser de 11.530 vagas para atender à demanda sazonal, com hiper e supermercados liderando a busca por pessoal, com 5,2 mil postos, seguido por lojas de utilidades domésticas e eletroeletrônicos, com 2,01 mil vagas, e lojas de vestuário, com 1,93 mil vagas.

Dicas do Procon

De acordo com o Procon, na hora de comprar o presente é importante estar atento as informações sobre o preço à vista e a prazo, o número de parcelas. A troca de produto só é obrigatória quando este apresentar algum defeito. Então, no caso de roupa, acessório, e sapatos é importante que o consumidor certifique-se na loja da possibilidade de troca se o presente não agradar ou não servir.

Não menos importante, é preciso levar em conta o perfil do pai, sem esquecer de considerar a disponibilidade financeira, pois uma compra consciente pode garantir uma comemoração agradável e evitar futuros problemas.

 

  • Da redação
  • Foto: divulgação

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