Municípios da região se reúnem em Foz para traçar rota do Caminhos do Peabiru
Foz do Iguaçu será sede, no dia 4 de agosto, de uma das etapas mais estratégicas para o mapeamento da Rota Turística Caminhos do Peabiru. A oficina reunirá representantes de sete municípios da região Oeste – Céu Azul, Medianeira, Matelândia, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Serranópolis do Iguaçu e a própria Foz – para definir o traçado preliminar da trilha histórica que atravessa o Paraná.
A atividade faz parte de uma série de encontros presenciais promovidos pelas secretarias de Estado do Planejamento e do Turismo, com apoio do Serviço Social Paraná Projetos e de consultores da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico da Universidade Estadual de Maringá (Fadec-UEM). Após a oficina, cada município terá 30 dias para enviar à equipe técnica o esboço do percurso em seu território e, em seguida, iniciar a obrigatória consulta pública sobre o traçado.
Os Caminhos do Peabiru compõem uma das rotas históricas mais antigas da América do Sul, com mais de 3 mil anos. Ligavam o Oceano Atlântico ao Pacífico, conectando o Paraná ao Peru. No estado, a trilha possui cerca de 2 mil quilômetros, passando por sítios arqueológicos e comunidades que guardam vestígios da cultura Guarani, Kaingang e Xetá. Mais tarde, o caminho foi usado por incas, exploradores europeus e jesuítas.
Segundo o secretário de Estado do Planejamento, Ulisses Maia, o envolvimento dos municípios nesta etapa consolida uma fase crucial do projeto. “Entramos agora em uma nova etapa da Rota Turística Caminhos do Peabiru em que os municípios começam a participar ativamente deste importante projeto que desenvolverá o Turismo, proporcionando mais empregos, renda e desenvolvimento à população destas regiões”, afirmou.
Para o secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos, o trabalho conjunto amplia as possibilidades de impacto regional. “A Rota dos Caminhos de Peabiru passa a ser um esforço conjunto, envolvendo diretamente essas cidades no processo de capacitação de todos os atores identificados em cada território. Essa etapa, além de enriquecer culturalmente as comunidades, também impulsionará o desenvolvimento econômico dos 97 municípios que fazem parte da rota”, disse.
Além da região Oeste, outras oficinas estão programadas para ocorrer entre 22 de julho e 13 de agosto, agrupando três ou quatro municípios por encontro. As datas incluem reuniões em Paranaguá, Cascavel, Curitiba e outros polos regionais. A Fadec-UEM reorganizou os grupos de forma a priorizar a proximidade geográfica, facilitar a logística e considerar a vocação turística de cada área.
O número de cidades participantes também cresceu. Em junho, Tuneiras do Oeste, Santa Lúcia, Tijucas do Sul, Palmital e Carambeí aderiram ao programa, elevando para 97 o total de municípios integrados ao planejamento da rota.
- Foto: Roberto Dziura Jr/AEN