Foz do Iguaçu é destaque em roteiro de agência líder de vendas da Espanha
O turismo de Foz do Iguaçu ganhou novo fôlego com a entrada no portfólio da El Corte Inglés, principal rede de agências de viagens da Espanha. A cidade das Cataratas é um dos destaques do roteiro de nove dias oferecido pela companhia aos viajantes europeus, ao lado de Curitiba, Ilha do Mel e Rio de Janeiro. A comercialização é resultado direto das negociações conduzidas pelo Viaje Paraná durante a Feira Internacional de Turismo de Madri (FITUR), realizada em janeiro.
Foz é apresentada como um dos principais atrativos naturais do Brasil no site de vendas da Logi Travel, empresa que integra o mesmo grupo da El Corte Inglés. As ações promocionais incluem divulgação em aeroportos, pontos comerciais, redes sociais, revistas e salas de cinema em toda a Espanha. A campanha deve seguir até novembro.
“Esse é o propósito do Viaje Paraná ao participar de feiras e eventos internacionais. Durante essas ações, procuramos sempre estreitar relações e mostrar o turismo do Paraná como nunca foi mostrado antes”, afirmou o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.
No pacote vendido pelas agências espanholas, os destinos paranaenses são descritos como cidades vibrantes, praias paradisíacas e natureza exuberante. A rota inclui visitas à capital Curitiba, à Ilha do Mel e à região de Foz do Iguaçu, com experiências em meio à Mata Atlântica e às quedas d’água das Cataratas do Iguaçu. O roteiro também contempla o Rio de Janeiro.
A parceria foi firmada após mais de 50 reuniões realizadas pelo Viaje Paraná durante a FITUR com operadoras, imprensa especializada, fornecedores e agências. Desde sua criação, em dezembro de 2023, o órgão de promoção turística do Governo do Estado já participou de eventos em mais de 10 países. As empresas interessadas também têm a oportunidade de se integrar às feiras por meio de manifestações de interesse.
Outra frente de atuação é o contato com profissionais do setor, por meio de convenções e capacitações. Segundo Cortes, mais de 15 mil agentes de viagens brasileiros foram capacitados sobre o potencial do Estado, e dez grandes convenções do setor foram trazidas ao Paraná para visitas técnicas.
Turismo em crescimento
De acordo com dados da Embratur e da Polícia Federal, o Paraná vem registrando alta expressiva na recepção de turistas estrangeiros desde 2021. O crescimento salta de 128.721 visitantes internacionais em 2021 para 912.255 em 2024. Em 2025, até junho, já são mais de 627 mil visitantes.
“Esse crescimento significa mais empregos e geração de renda com a cadeia do turismo. O resultado é visível e, com isso, ocorre mais distribuição de renda aos paranaenses”, afirmou o secretário do Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos.
Sobre o grupo espanhol
Com quase 80 anos de atuação, a El Corte Inglés é o maior varejista da Espanha e um dos principais grupos de lojas de departamento do mundo. A Logi Travel, fundada em 2004, também se consolidou na indústria de turismo, oferecendo promoção de mais de 150 destinos globais. As duas companhias se uniram em 2021 e, juntas, operam mais de 500 agências de viagem e contam com 5 mil colaboradores em vários países.
- Da redação com AEN
- Foto: Joelson Lucas/AEN