Aberta consulta pública da nova concessão do passeio do Macuco, nas Cataratas do Iguaçu

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) abriram uma consulta pública à população sobre a nova concessão do passeio do Macuco Safari em trilhas e leito do rio Iguaçu, dentro do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. A população tem até o próximo dia 9 de agosto para enviar opiniões, em formulário disponível na internet, sobre o procedimento que está previsto ser aberto em janeiro ou fevereiro de 2026.

O passeio do Macuco Safari, cujo acesso está às margens a BR-469, consiste em uma trilha que permite contato com a Mata Atlântica até as margens do rio Iguaçu. O passeio de barco proporciona aos visitantes a experiência de se aproximar das quedas d’água das Cataratas do Iguaçu, com diferentes modalidades que podem incluir um banho nas águas das cataratas. A empresa atual, Três Fronteiras Turismo, do Grupo Macuco Safari, também opera o passeio no Parque Estadual do Turvo, onde arrematou a concessão.

A nova licitação, que será aberta só no próximo ano, inclui a possibilidade de contribuições da sociedade civil, especialistas e instituições sobre a elaboração do edital, com um período de consulta pública aberto até o dia 9 de agosto de 2025. A intenção é garantir a continuidade e aprimoramento do passeio, considerado uma das atrações mais procuradas por turistas no Parque Nacional do Iguaçu, na fronteira compartilhada entre Brasil e Argentina (Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú, respectivamente).

 

Procedimento

A organização da consulta está a cargo do ICMBio e do BNDES. O endereço para registrar contribuições on-line é o https://lnkd.in/d-PCW2U4. O passeio do Macuco Safari está entre as atrações mais procuradas por turistas nacionais e estrangeiros dentro da unidade de conservação. Os valores atuais, segundo a atual concessionária, são divididos entre entrada integral (trilha + barco) ao custo de R$ 384 por pessoa, com desconto de 50% para moradores de Foz do Iguaçu e municípios lindeiros ao parque.

No lado argentino das Cataratas, onde também existe uma trilha chamada Macuco, os passeios de barco são operados pela empresa Iguazú Jungle. O passeio atualmente funciona no horário de expediente turístico do Parque Nacional do Iguaçu, das 9h às 17h. A opção mais procurada, segundo estimativas da empresa, dura aproximadamente duas horas, incluindo o percurso na trilha até as quedas d’água.

 

  • Da Redação
  • Foto: Visit Iguassu/divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *