Operação da Denarc mira importação e comércio clandestino de anabolizantes

A Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) de Foz do Iguaçu, com apoio da Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor), cumpriu na manhã de sexta-feira (11) dois mandados de busca e apreensão no âmbito da Operação Delivery. As diligências ocorreram simultaneamente nos bairros Vila C e Jardim Itália.

Durante a ação, um homem de 41 anos foi preso em flagrante após os policiais localizarem na residência dele uma pistola de calibre .380 com mira a laser e 18 munições, além de dois celulares, que serão encaminhados à perícia.

O suspeito não possuía registro da arma. Posteriormente, foi constatado que a pistola havia sido extraviada em 2013, sendo originalmente de propriedade de um servidor da Polícia Rodoviária Federal, fato que resultou também na autuação pelo crime de receptação.

A operação é um desdobramento de investigações iniciadas no primeiro semestre de 2025, a partir de informações repassadas pela empresa Mercado Livre, que indicavam o envio irregular de medicamentos e anabolizantes através da plataforma. As encomendas foram despachadas de Foz e interceptadas no centro de distribuição da transportadora, em Cascavel, antes que chegassem aos destinatários.

Foram apreendidos milhares de comprimidos e ampolas contendo substâncias como Stanozolol, Oxandrolona, Trembolona, Clembuterol, Durateston e Testosterona, entre outros anabolizantes e hormônios. Também foram identificadas gomas de mascar contendo Delta-8 THC, substância sintética com propriedades similares ao tetrahidrocanabinol, sem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As remessas, com origem em laboratórios estrangeiros (especialmente do Paraguai, México e Canadá), eram endereçadas a diversos estados como Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, com uso de falsos remetentes e códigos identificadores (“GUI”, “Pedro”, “FL”, “ALX”, “Douglas”), o que indica a existência de uma estrutura criminosa organizada para a remessa de substâncias ilícitas.

Todo o material apreendido foi lacrado e será submetido à perícia. As investigações continuarão visando identificar outros envolvidos na cadeia de distribuição e rastreamento de fluxos financeiros. Os suspeitos responderão por crimes como tráfico de medicamentos, associação criminosa, receptação e lavagem de capitais.

 

  • Da Redação
  • Foto: Denarc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *