Foz será uma das primeiras cidades do Paraná a receber nova unidade do CRAS

Foz do Iguaçu está entre os 21 municípios do Paraná que irão receber novas unidades de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), por meio de um investimento estadual de R$ 25,2 milhões voltado ao fortalecimento da rede pública de proteção social. O anúncio foi feito nesta semana pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), com recursos oriundos do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS).

A nova unidade do CRAS ainda não tem local definido, segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social. Mesmo assim, o anúncio foi celebrado pelo titular da pasta, Alex Thomazi, que destacou o impacto positivo da medida. “Ampliação da cobertura do Centro de Referência da Assistência Social, muito mais do que uma edificação, é uma relação de cuidado para com as famílias iguaçuenses”, publicou o secretário em suas redes sociais.

A iniciativa integra uma estratégia estadual para ampliar o acesso a serviços essenciais voltados à população em situação de vulnerabilidade. A construção das unidades faz parte de um pacote de obras distribuídas entre 16 novos CRAS e 5 novos CREAS (Centros de Referência Especializados de Assistência Social), que serão implementados em diferentes regiões do estado.

Além de Foz do Iguaçu, os municípios contemplados com novos CRAS são Altônia, Ângulo, Arapongas, Cafeara, Califórnia, Cambé, Campina Grande do Sul, Cascavel, Figueira, Francisco Alves, Paulo Frontin, Perobal, Quarto Centenário, São José das Palmeiras e Umuarama. Já Braganey, Jaguapitã, Luiziana, Rio Negro e Tomazina terão novas unidades de CREAS, estruturas voltadas a atendimentos mais complexos, como casos de violação de direitos.

O secretário estadual de Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, destacou que os novos equipamentos irão ampliar a presença do Estado nas localidades com maior demanda por proteção social. “Esse repasse representa um avanço fundamental na consolidação da política pública de assistência social no Paraná. Com ele, mais famílias em situação de vulnerabilidade terão acesso a serviços essenciais de proteção social”, afirmou.

Cada município poderá receber até R$ 1,2 milhão por unidade, com liberação dos recursos em parcelas conforme o andamento das obras. Os valores serão depositados diretamente em contas específicas dos Fundos Municipais de Assistência Social. As construções estão condicionadas à apresentação do Atestado de Regularidade do Conselho, Plano e Fundo da Assistência Social (ARCPF), válido para o exercício de 2025.

A coordenadora da Política de Assistência Social da Sedef, Renata Mareziuzek, ressaltou o papel do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS-PR) na definição dos critérios técnicos de seleção dos municípios beneficiados. Segundo ela, foram priorizadas cidades classificadas como de Alta ou Altíssima Prioridade, conforme diretrizes da Deliberação CEAS/PR nº 012/2024.

O reforço na infraestrutura foi comemorado também por lideranças locais de outros municípios. Em Perobal, por exemplo, o prefeito Galego Evangelista destacou a importância da nova estrutura para ampliar o número de atendimentos e melhorar as condições de trabalho da equipe. “Com a nova unidade, vamos conseguir ampliar a equipe e a capacidade de atendimento. Esse novo espaço vai nos permitir oferecer um serviço mais digno, eficiente e humano”, afirmou.

No município de Rio Negro, que irá receber um novo CREAS, o prefeito Alessandro von Linsingen disse que a obra beneficiará diretamente o bairro Bom Jesus, uma das regiões mais populosas da cidade. “Esse novo equipamento chega para atender de forma digna e especializada a população mais vulnerável, em um espaço adaptado e preparado para oferecer o melhor serviço possível”, declarou.

A cerimônia de anúncio contou com a presença dos deputados estaduais Soldado Adriano José e Alisson Wandscheer, além de prefeitos, vereadores e secretários municipais de assistência social.

 

  • Da redação com AEN
  • Foto: AEN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *