Estado e Prefeitura anunciam hoje o projeto da trincheira Jupira/Vila Portes
O Governo do Estado e a Prefeitura de Foz do Iguaçu apresentam, nesta quinta-feira(10), o projeto de construção da trincheira que vai ligar o Jardim Jupira e a Vila Portes, sob a BR-277, próximo à aduana brasileira da Ponte da Amizade. O ato, a partir das 18h30 no Sesc da Avenida Tancredo Neves, nº 222, terá presença do líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri (PSD) e do prefeito General Joaquim Silva e Luna (PL).
Bakri e Silva e Luna irão detalhar as primeiras etapas da obra, que terá prioridade na licitação e escolha da empresa que irá executar a ligação rodoviária. A intervenção é considerada estratégica para melhorar a mobilidade urbana e aumentar a segurança de motoristas e pedestres que circulam pela região próxima à fronteira entre Brasil e Paraguai.
Atualmente, o Jardim Jupira e a Vila Portes são separados pela BR-277, rodovia de acesso ao país vizinho, o que gera riscos constantes e dificuldades de deslocamento, além de afetar diretamente a economia da região. Os recursos para a obra foram viabilizados por Hussein Bakri, que levou a reivindicação ao Governo e batalhou pela liberação. “Essa obra é um pedido antigo da população, que finalmente será atendido”, comentou o deputado.
Pleito antigo
Moradores e comerciantes aguardam a obra há anos, como solução para reduzir acidentes e garantir uma ligação mais eficiente entre os bairros. A Prefeitura reforça a importância da participação da comunidade nas etapas de apresentação do projeto e destaca que a trincheira é mais um passo no planejamento para tornar Foz mais segura e integrada.
Sem uma passagem segura, pedestres são obrigados a cruzar a BR-277 de forma irregular, aumentando significativamente o risco de acidentes, inclusive fatais. A falta de infraestrutura adequada também limita o tráfego de veículos e dificulta o deslocamento entre os bairros, comprometendo a economia e a qualidade de vida dos moradores. Mais informações sobre o projeto e a licitação serão fornecidas no evento.
Intervenção Estratégica
A obra promete ser um divisor de águas para os bairros Jardim Jupira e Vila Portes. Com o tráfego de veículos pesados, inclusive caminhões e ônibus, e a proximidade com a fronteira, os moradores enfrentam diariamente dificuldades de locomoção, o que tem impactado diretamente no comércio local e na qualidade de vida da população.
A trincheira, além de melhorar o tráfego, vai aumentar a segurança de quem circula pela região, criando uma passagem subterrânea eficiente e segura. Com isso, a expectativa é que a obra não apenas resolva problemas de mobilidade, mas também estimulará o comércio e a valorização dos imóveis nos arredores, uma vez que a área será mais acessível e integrada à cidade.
“Estamos trabalhando para que Foz se torne uma cidade cada vez mais integrada e segura para todos, e esta trincheira faz parte desse processo”, afirmou Silva e Luna. O prefeito também reforçou a importância da participação da sociedade neste debate. A equipe responsável pela obra realizará apresentações públicas para esclarecer detalhes da construção e ouvir sugestões da população. O engajamento é essencial para garantir que as necessidades dos moradores sejam atendidas com a obra.
- Da Redação
- Foto: Roger Meireles/GDia