Operação expande a segurança em pontos turísticos e áreas de comércio durante a temporada de férias
Com o início das férias escolares e o aumento significativo do fluxo de visitantes em Foz do Iguaçu, especialmente em áreas turísticas e de comércio, a Polícia Militar deflagrou nesta semana uma operação para expandir a segurança no município e região.
A ideia central da ação, que ocorre simultaneamente em outras localidades, é prevenir crimes de furto e roubo, tráfico de drogas, vandalismo e outras ações criminosas, além de garantir auxílio aos visitantes em caso de necessidade.
Equipes que trabalham na parte ostensiva e administrativa foram deslocadas para intensificar os patrulhamentos, abordagens e bloqueios de trânsito em pontos estratégicos. Foram mobilizados policiais de vários grupos, incluindo Rocam, Rotam, RPA, Choque, PM Ambiental, Canil e outros.
“Nosso objetivo é garantir a segurança, a ordem e a tranquilidade da população local e dos visitantes. Através de ações de policiamento ostensivo e preventivo, vamos atuar com firmeza para reduzir os índices de criminalidade e prevenir ocorrências de qualquer natureza” destacou o 14° Batalhão da Polícia Militar.
A operação contribuirá também para que a PM faça buscas, apreensões, capturas de foragidos, prisões em flagrante ou de indivíduos que estejam com mandados de prisão expedidos pela Justiça.
“Estaremos presentes nos principais pontos turísticos, áreas de grande circulação e em toda a cidade, assegurando um ambiente seguro para que todos possam aproveitar este período com paz e confiança”, evidenciou a PM.
Locais já previamente mapeados, onde há registro de ocorrências constantes, terão maior atenção das equipes, em horários específicos. A população pode colaborar com o trabalho da PM através de denúncias. As informações podem ser repassadas através do telefone 181 e também pelo aplicativo 190.
Por meio da ferramenta é possível abrir ocorrências policiais de forma rápida, incluir fotos e vídeos, trocar mensagens em tempo real com a central da PM, receber dados do boletim de ocorrência e avaliar o atendimento prestado pelas equipes policiais. Também há recurso de tradução em Libras.
Novas viaturas
Para garantir mais efetividade nas ações na fronteira, o 14°BPM recebeu na última sexta-feira (4), 13 novas viaturas, que já estão sendo empregadas nos patrulhamentos ostensivos.
A frota é composta por oito veículos modelo TrailBlazer, três motocicletas, uma viatura Renaul Duster e um automóvel descaracterizado, que será destinado ao Serviço de Inteligência (P2).
Das 13 viaturas recebidas, nove foram adquiridas por meio de emendas parlamentares, destinadas pelos deputados estaduais Matheus Vermelho e Oziel Luiz, além do vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins (também deputado estadual na época da elaboração dos documentos).
“O reforço na frota contribui diretamente para o aumento da mobilidade operacional e da presença policial nas ruas, elevando a eficiência no atendimento à comunidade”, reforçou a PM.
Resultados
Um balanço das atividades executadas pelo 14° BPM, em Foz e região, no primeiro semestre evidencia o trabalho constante. As equipes retiraram de circulação mais de 7 toneladas de drogas, recolheram 88 armas de fogo de diversos calibres, recuperaram 334 veículos (carros e motos) com registro de furto ou roubo, cumpriram 162 mandados judiciais, atenderam 541 ocorrências gerais e prenderam 962 pessoas.
Junto às atividades pontuais, os militares também prestam apoio em ocorrências de trânsito, como acidentes e blitz. Neste seguimento, foram efetuados 541 atendimentos a turistas, 91 atendimentos pela patrulha rural e 3,6 mil visitas às mulheres vítimas de violência doméstica.
- Da redação
- Foto: divulgação