Com trilha ecológica e banho de cachoeira, o Circuito São João é a nova atração de Foz
O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as famosas Cataratas do Iguaçu, passa a contar com um novo atrativo voltado à valorização ambiental e histórico-cultural: o Circuito São João. A trilha, inaugurada nesta semana, tem 1,9 quilômetro de extensão e acesso incluso no ingresso padrão do parque. Ela oferece aos visitantes uma imersão na Mata Atlântica, com direito a banho de rio e cachoeira, além da visita a ruínas e estruturas históricas que remontam à criação do parque.
A trilha tem início próximo à Escola Parque, a cerca de 200 metros da primeira parada do ônibus interno, com entrada paralela à ciclovia, no sentido Centro de Visitantes. O trajeto leva os visitantes por paisagens naturais como riachos, paredões rochosos, corredeiras e uma cachoeira, e termina nas proximidades da sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o parque.
Segundo o diretor técnico da Urbia Cataratas, Marcelo Skaf, o Circuito São João representa a estratégia de diversificar as experiências oferecidas no parque, conectando história, paisagens e emoções. “Venham tomar banho de cachoeira no parque”, convida.
Natureza e história integradas
Além da caminhada em meio à floresta, o circuito possui três áreas próprias para banho, devidamente sinalizadas e com infraestrutura mínima. As atividades de banho no Rio São João estão condicionadas ao volume da água, sendo suspensas temporariamente em caso de nível elevado.
Outro destaque do circuito é o complexo da antiga Usina de Energia São João, a primeira hidrelétrica de Foz do Iguaçu, que funcionou entre 1939 e 1943. A estrutura gerou a energia necessária para a construção dos prédios originais do parque, como a portaria e a casa da guarda, além de fornecer eletricidade à antiga Vila São João — uma comunidade operária que chegou a abrigar cerca de 200 pessoas.
Durante a trilha, os visitantes poderão observar as ruínas da usina, incluindo a barragem, tubulações, casa de força e canal de direcionamento da água. A usina definitiva está em processo de revitalização e será reaberta à visitação no segundo semestre de 2025.
Circuito São João
A trilha é a primeira de quatro atrações previstas no circuito. Além da reabertura da usina, a Urbia Cataratas prevê a inauguração de outros dois atrativos, incluindo uma “praia” no Rio São João, ampliando o leque de experiências naturais e culturais.
De esforço moderado, o circuito está disponível todos os dias, durante o horário regular de funcionamento do parque. A última entrada recomendada é até 15h30, e o percurso tem duração média de 80 minutos. A recomendação é seguir as trilhas demarcadas e respeitar os pontos autorizados para banho.
Com o novo circuito, o Parque Nacional do Iguaçu amplia sua oferta turística para além das Cataratas, reforçando a proposta de turismo sustentável, histórico e de contato direto com a natureza. Veja aqui o mapa do circuito: https://cataratasdoiguacu.com.br/uc-iguacu_circuito-sao-joao_mapa-web.pdf
Mais informações:
www.cataratasdoiguacu.com.br
- Da redação com Urbia Cataratas-PNI
- otos: Urbia Cataratas – Parque Nacional do Iguaçu/Eagle Eye