Vereadores aprovam inclusão da Vila Portes em programa de incentivos fiscais

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu aprovou, em dois turnos, o projeto de lei que garante incentivos fiscais para a Vila Portes, tradicional polo comercial da cidade. A proposta, de autoria do vereador Soldado Fruet (PL), altera o texto do Projeto de Lei nº 47/2025 e inclui oficialmente o bairro no Programa de Desenvolvimento e Aceleração Empresarial e Industrial de Foz do Iguaçu (PRODAFI).

Com a aprovação, o texto segue para sanção do prefeito. A medida permitirá que empreendimentos já instalados na região, bem como novos negócios, possam aderir ao PRODAFI — que oferece benefícios fiscais e estímulos à expansão econômica, desde que as empresas apresentem um Plano de Metas e estejam localizadas dentro da área delimitada.

“A Vila Portes já é um dos principais polos comerciais da nossa cidade, gerando vários empregos. Mas, apesar de sua relevância, ainda não era beneficiada pelo programa. Com sua inclusão, será reconhecida como zona especial de desenvolvimento econômico e social”, afirmou o vereador Soldado Fruet.

Durante a votação, outros parlamentares também destacaram a relevância da proposta para a região da Vila Portes e do Jardim Jupira, tradicional área comercial que perdeu protagonismo após ser isolada pela BR-277. O vereador Adnan El Sayed (PSD) lembrou que o bairro já foi um importante polo econômico, e o vereador Dr. Ranieri Marchioro (Republicanos) reforçou a necessidade de medidas concretas em prol dos comerciantes locais.

O vereador Sidnei Prestes (Mobiliza) defendeu ações paralelas à concessão dos incentivos, como revitalização da infraestrutura e reforço na segurança pública. “Precisamos ter um olhar diferenciado para o Bairro Portes e principalmente ampliarmos a segurança pública na região, para que os turistas possam comprar na Vila Portes”, destacou.

A Vila Portes concentra mais de 8 mil empregos diretos, com centenas de comércios em segmentos diversos e pequenas indústrias. Com a nova legislação, o PRODAFI passa a contemplar também áreas urbanas fora dos distritos empresariais e industriais, fortalecendo o comércio fronteiriço e o turismo de compras na região trinacional.

 

  • Da redação com CMFI
  • Foto: Christian Rizzi – Câmara de Foz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *