Cardiologistas do Oeste do Paraná se reúnem em Foz para debater sobre a especialidade
Médicos cardiologistas, residentes e estudantes se reuniram, em Foz do Iguaçu, para debater sobre a especialidade na VIII Jornada Oeste Paranaense da Sociedade Brasileira de Cardiologia, regional Paraná (SBC-PR). O evento, que aconteceu na sexta-feira, 27, contou com debates acerca de Insuficiência Cardíaca, Síndrome Coronariana Aguda, Fibrilação Atrial, Dislipidemia e o que é destaque na área em 2025. O encontro contou com apoio do Hospital Itamed.
A Jornada Oeste Paranaense busca trazer para o interior do estado grandes discussões sobre a cardiologia e é uma oportunidade de aprendizado e crescimento dos profissionais, para uma melhoria contínua do atendimento prestado. Estiveram presentes participantes de Foz, Medianeira, Cascavel, Toledo, entre outras cidades.
“A SPC, sob a presidência do Dr. Willian Nazima, cumpre seu papel ao promover e incentivar a realização de eventos científicos regionais, fortalecendo a educação continuada dos cardiologistas em todas as regiões do estado”, destaca o Dr. Alcirley de Almeida, atual diretor científico da Sociedade.
Para o coordenador local do evento e médico cardiologista do corpo clínico do Hospital Itamed, Ronei Rorato, foi uma oportunidade de trazer à cidade um grande encontro de educação continuada para capacitação dos profissionais. “Tivemos palestrantes de grande renome e que trouxeram conteúdos atualizados dentro da cardiologia”, explicou. “Dra Lídia Ana Zytynski, por exemplo, é uma expert na especialidade e trouxe uma aula muito interessante sobre Insuficência Cardíaca, assim como Dr. José Rocha que falou sobre a Dislipidemia. Então, a Jornada permite esse contato com grandes profissionais que podem falar a todos nós”, completou o doutor.
Para o médico Rodrigo Leite Albanez, também do corpo clínico do Itamed, a Jornada foi excelente. “Todos os palestrantes trouxeram conteúdos importantes e abordaram temas da nossa rotina diária, e fechamos com chave de ouro fazendo uma síntese de tudo que foi falado e trazendo dados mais atuais e relevantes”, falou. Segundo o Dr. Rodrigo, é importante para a cidade ter um evento como este. “Foz carece de eventos científicos, então receber a Jornada aqui ajuda a fomentar isso e a trazer mais aprendizado e divulgação de informações por aqui”.
Já para o Dr. Alberto Acosta, médico cardiologista do corpo clínico do Hospital Itamed, falar do trabalho realizado na instituição foi uma grande oportunidade. “O Hospital Itamed é referência em cardiologia de toda essa região do Oeste do Paraná, e apresentamos nossas características aos colegas de fora, e isso muito bom. De uma importância imensa essa Jornada aqui em Foz”, pontuou.
- AI Hospital Itamed
- Foto: divulgação