Entrega de aviões Super Tucanos vendidos pela Embraer ao Paraguai chama a atenção em Foz
A entrega de aviões A-29 Super Tucano feita pela Embraer (Empresa Brasileira de Aviação) à Força Aérea do Paraguai chamou a atenção em Foz do Iguaçu, na fronteira entre os dois países. As aeronaves, adquiridas pelo país vinho em julho do ano passado, deveriam ter sido entregues na última sexta-feira (27), procedimento que acabou atrasando em dois dias, possibilidade já admitida pelas partes. Elas serão utilizadas principalmente no combate ao narcotráfico em solo paraguaio.
A passagem das aeronaves começou na tarde do domingo (29). Moradores da área rural, principalmente próximo ao Parque Nacional do Iguaçu, relataram a passagem de dois “jatos” em suposta formação militar – ambos sobrevoavam lado a lado. Nesta segunda-feira (30 de junho), próximo ao meio dia, mais dois aviões cruzaram o céu do município, segundo novos relatos e registros em redes sociais.
Ao todo, seis aeronaves A-29 Super Tucano foram adquiridos pelo governo do Paraguai junto à Embraer, ao custo aproximado de US$ 100 milhões (cerca e R$ 600 milhões). Os aviões são considerados de ataque leve. A aquisição dos mesmos faz parte de um investimento inédito voltado ao fortalecimento do controle do espaço aéreo nacional.
Trâmites finais
O comandante da Força Aérea Paraguaia, general Julio Fullaondo, confirmou à imprensa local na última semana que os trâmites administrativos entre o Banco de Desenvolvimento do Brasil (BNDES) e a fabricante Embraer estão sendo concluídos, viabilizando a entrega das aeronaves.
Os aviões foram levados ao Paraguai por pilotos paraguaios treinados e habilitados pela Força Aérea Brasileira para operar o Super Tucano. Além disso, técnicos da Embraer que atuam no estado de São Paulo, já estão no país para continuar a formação de oito pilotos que participaram do curso teórico no Brasil. O contrato inclui ainda a capacitação de 12 mecânicos paraguaios, garantindo a manutenção local dos vetores e fortalecendo a autonomia operacional da Força Aérea Paraguaia.
As seis aeronaves A-29 Super Tucano adquiridas estão equipadas com tecnologia de ponta e serão empregadas em missões de vigilância, interdição e apoio aéreo. Segundo o comandante, os dois aviões restantes têm entrega prevista para o período entre outubro e novembro de 2025. O programa de aquisição é considerado um marco histórico para a aviação militar do Paraguai, reforçando sua capacidade de resposta a ameaças no espaço aéreo e contribuindo para a segurança das fronteiras nacionais.
- Da Redação