Ex-advogado de Reni Pereira, condenado na Operação Pecúlio, é preso em São Paulo

Condenado na Operação Pecúlio pelos crimes de falsidade ideológica e obstrução criminal, o advogado Egídio Fernando Arguello Junior foi preso no último sábado (28), em Mairiporã, São Paulo, em uma ação conjunta da Rota, Ministério Público e setor de inteligência da Polícia Militar.

A Operação Pecúlio foi deflagrada para apurar um esquema de corrupção, com desvio de verbas públicas em Foz do Iguaçu. Segundo a denúncia, Arguello atuou como advogado do ex-prefeito Reni Pereira, em tentativas de atrapalhar as investigações do Ministério Público Federal e Polícia Federal a respeito do esquema, que incluiu mais de 80 acusados.

Conforme informações divulgadas pela polícia, Egídio foi condenado por inserir declarações e documentos falsos para burlar as ações. O advogado tentou ainda manipular as apurações da Pecúlio para favorecer o cliente dele, que foi apontado como sendo o líder da organização criminosa que desviou milhões dos cofres públicos em Foz.

Egídio teve a ordem de captura expedida pela Justiça e vinha sendo procurado desde setembro de 2024. Agora detido, o condenado foi encaminhado para um presídio em São Paulo, onde aguarda os trâmites de transferência para o sistema penal do Paraná.

A defesa do preso alega que seu cliente foi detido em situação de flagrante ilegal. “A defesa já impetrou Habeas Corpus com pedido liminar e está tomando medidas perante órgãos institucionais para apurar possível perseguição política e responsabilizar os envolvidos pela perpetuação da ilegalidade”, disse a advogada Samara Batista Santos.

Ainda de acordo com a defesa, o mandado de prisão de Egídio “se baseia em guia de execução desatualizada, que considera crimes cuja punibilidade já foi declarada extinta pelo STJ, resultando em pena atual de três anos, três meses e 22 dias, que, por lei, deve ser cumprida em regime aberto”.

  • Da Redação
  • Foto: divulgação Rota SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *