Inverno movimenta o comércio fronteiriço; lojistas apostam em novidades e descontos

O inverno, que chegou rigoroso este ano, está movimentando intensamente o comércio fronteiriço. Os lojistas estão animados e apostam em novidades, tendências e descontos em uma grande variedade de produtos.

Vitrines e camelôs em Foz do Iguaçu e Ciudad del Este exibem jaquetas de diversos modelos, meias felpudas, macacões temáticos, luvas, toucas, cachecóis e botas. É possível encontrar itens na categoria de calçados e casacos a partir de R$ 50. Já os acessórios, variam de preço a partir de R$ 5.

Além do frio, a estabilidade recente do Dólar é outro fator que contribui com a positividade na economia local, tendo em vista que a região trinacional se beneficia diretamente do turismo ligado ao comércio.

Dentre os produtos de maior destaque estão os peluciados, especialmente aqueles com estampas de capivara, Lilo e Stitche e, os mais recentes, labubus, bonecos que viraram uma verdadeira “febre” nas redes sociais.

Outro ponto no qual o comércio tem apostado, com resultados positivos, é o período de festas de São João, ou como são mais conhecidas, as festas juninas e julinas. A procura por vestidos caipiras, camisas com estampa xadrez, acessórios de cabelo e enfeites em geral, tem mostrado reflexos positivos.

Até os próprios vendedores já entraram no clima e atendem os clientes vestidos a caráter. Vale tudo para se destacar e garantir o aumento dos lucros. Recentemente, até cestas com doces e caixas com “festa pronta” começaram a serem vendidos.

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a movimentação financeira total prevista para o segmento de vestuário no inverno de 2025 é de R$ 90,3 bilhões.

Além do vestuário, o setor de eletroeletrônicos também se beneficia no período, com a venda de aquecedores e chuveiros. Mesmo diante da alta demanda, os preços permanecem estáveis. Os modelos mais vendidos custam a partir de R$ 150 e podem ser encontrados com facilidade em diversas lojas, que já estão com o estoque preparado há meses.

“Esse período do ano, especificamente, já tem um movimento acima de meses anteriores. As casas são preparadas para estarem confortáveis no inverno, mas as pessoas também precisam sair para o trabalho, escola, faculdade e compromissos. Então, com antecedência, identificamos o que é tendência e nos preparamos para atender a essa demanda”, destacou o diretor de um grande grupo comercial do varejo paranaense, Beni Gelhorn.

 

Black Friday definida

Além de se preparar para as vendas de inverno, os comerciantes de Ciudad del Este já estão focados também na Black Friday, que embora ocorra em novembro, já teve os trâmites definidos para a edição deste ano.

De acordo com a Câmara de Comércio e Serviços de CDE, os organizadores escolheram realizar a Black Friday de 2025 em paralelo ao feriado brasileiro da Consciência Negra (20 de novembro), pegando um período de quinta a domingo, entre 20 e 23 de novembro.

Neste intervalo, as lojas oferecerão descontos de até 70% em itens variados, com destaque para os eletrônicos, eletrodomésticos, perfumaria e vestuário. Em 2024, foi registrado um movimento de mais de 200 mil pessoas na semana de promoções. A meta é superar este volume, ofertando aos consumidores ainda uma série de atrações culturais, facilidade nos pagamentos e negociações. A programação completa será divulgada em breve.

  • Da redação
  • Foto: divulgação/MiniPreço

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