Motoristas voltam a pagar pedágio na BR-277 a partir deste sábado (28)
A partir da meia-noite do dia 28 de junho, motoristas que trafegam pela BR-277, no Paraná, voltarão a pagar pedágio. A EPR Iguaçu, concessionária responsável por 662 quilômetros de rodovias no Estado, obteve autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para iniciar a cobrança em seis praças localizadas no trecho Oeste da rodovia.
A liberação para cobrança foi publicada pela ANTT no dia 17. As praças de pedágio estão localizadas nos municípios de Prudentópolis (km 302), Candói (km 388), Laranjeiras do Sul (km 464), Cascavel (km 568), Céu Azul (km 620) e São Miguel do Iguaçu (km 704).
Até o início da cobrança efetiva, as praças operam em regime de operação assistida, com foco na orientação aos motoristas e divulgação de informações sobre tarifas e formas de pagamento. Durante essa fase educativa, iniciada na quarta-feira (18), não há cobrança, mas os motoristas devem passar pelas cabines para classificação do veículo e esclarecimentos. Usuários com TAG devem usar as faixas sinalizadas para cobrança automática.
Tarifas variam conforme tipo de veículo
Os valores de pedágio variam de acordo com o tipo de veículo e a praça. Para automóveis, caminhonetes e furgões, as tarifas vão de R$ 15,10 a R$ 17,40. Caminhões leves, ônibus e furgões com rodagem dupla pagarão de R$ 30,20 a R$ 34,80.
Automóveis com semirreboque (3 eixos) terão tarifas entre R$ 22,80 (rodagem simples) e R$ 52,20 (rodagem dupla). Já veículos com quatro a oito eixos podem pagar de R$ 60,40 até R$ 139,20, dependendo da praça e da configuração de rodagem.
Motocicletas estão isentas de tarifa, conforme previsto no contrato de concessão.
Descontos automáticos para quem utiliza TAG
A EPR Iguaçu oferecerá dois tipos de descontos aos usuários que utilizarem pagamento automático com TAG. O Desconto Básico de Tarifa (DBT) garante 5% de abatimento em qualquer passagem. Já o Desconto para Usuários Frequentes (DUF) pode chegar a até 98% para veículos leves que trafegarem repetidamente por uma mesma praça no mesmo sentido.
O DUF é progressivo: a partir da segunda passagem no mês, o desconto aumenta gradualmente. Na 30ª passagem, o motorista passa a pagar a tarifa mínima, válida até o fim do mês. No mês seguinte, o ciclo reinicia.
Para ajudar no planejamento, a concessionária lançará uma calculadora online para simular o custo mensal com base na frequência de uso e na praça utilizada.
Novas praças previstas no Sudoeste
Além das seis praças em operação na BR-277, o contrato de concessão prevê a instalação de mais três estruturas na região Sudoeste do Estado, nos municípios de Lindoeste (BR-163), Ampére (PR-182) e Pato Branco (PR-280). O prazo máximo para a implementação dessas novas praças é de 12 meses.
Obras e recuperação
Desde que assumiu o lote de concessão, a EPR Iguaçu afirma ter concentrado esforços em obras de recuperação dos trechos sob sua gestão. São 662 km de rodovias estaduais e federais.
Segundo o diretor-executivo da EPR Iguaçu, Silvio Caldas, o trabalho foi orientado por um mapeamento técnico que identificou pontos críticos.
“Frentes de trabalho atuam na requalificação dos trechos, que são importantes corredores logísticos por onde circula a produção agrícola e industrial, além de darem acesso a polos turísticos do Estado”, destacou.
Já o diretor-presidente do Núcleo EPR Paraná, Marcos Moreira, apontou o ritmo acelerado das intervenções desde o início do contrato.
“Iniciamos os trabalhos na região Sudoeste, com atenção especial a trechos que exigiam ação imediata. Em apenas 20 dias, conseguimos recuperar mais de 100 km de pavimento. Hoje já superamos 140 km de pavimento recuperado, com 120 mil metros quadrados de sinalização horizontal, 1.300 placas substituídas e 450 km de roçada e limpeza de pista”, detalhou.