Advogado Idelson Chaves é o novo secretário de Meio Ambiente de Foz
A Prefeitura de Foz do Iguaçu confirmou a nomeação do advogado Idelson José Barquete Chaves para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Especialista em Direito Público e em Direito Ambiental, Habitação e Urbanismo, ele assume o cargo em um momento de grandes transformações na paisagem urbana e ambiental do município. Até então diretor de Licenciamento e Controle Ambiental da pasta e atual presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comafi), Chaves substitui Juçara Andrade, que comandava a secretaria interinamente há dois meses.
A troca ocorre em meio à execução de projetos que prometem redesenhar trechos importantes da cidade, como as revitalizações do Bosque Guarani e do Parque Monjolo e a implantação do Beira Foz, obra que integra mobilidade urbana, preservação ambiental e valorização da região central. Os três projetos têm forte apelo ambiental e serão conduzidos com participação direta da secretaria.
“Juçara exerceu o comando da pasta com dedicação exemplar e espírito público. Somos gratos pelo trabalho que realizou e que continuará executando em prol da minha gestão”, afirmou o prefeito General Silva e Luna.
Com 22 anos de experiência na advocacia, Idelson Chaves atuou junto à Promotoria de Proteção ao Meio Ambiente do Ministério Público do Paraná e participa há mais de uma década da formulação e fiscalização de políticas ambientais no município. Nascido em Rio Branco (AC), reside há 12 anos no Paraná e tem 46 anos. É casado e pai de um filho.
Plantio de árvores
Somente entre janeiro e maio deste ano, a Secretaria de Meio Ambiente plantou 711 árvores em Foz do Iguaçu. A iniciativa faz parte de um programa de recomposição de cobertura vegetal e melhoria do conforto térmico nas vias da cidade. A Avenida Safira, no bairro Porto Meira, recebeu 110 mudas de ipê em cores variadas (rosa, branco, roxo e amarelo), tornando-se o principal ponto de plantio nesta semana.
As mudas são produzidas no Horto Municipal, que também realiza doações à população todas as quintas-feiras. Para receber mudas gratuitamente, os moradores devem comparecer ao local com documento pessoal e comprovante de endereço. A retirada está limitada a duas mudas por residência a cada três meses.
“Nosso intuito é embelezar a nossa cidade, deixá-la mais arborizada, mais fresca. O nosso projeto é alcançar as escolas, praças, avenidas, canteiros centrais, inclusive com muitas flores. Foz ficará muito mais agradável e alegre para os iguaçuenses”, afirmou o prefeito General Silva e Luna.
Outros locais contemplados pelo programa de arborização neste ano incluem as avenidas José Maria de Brito e Safira, as escolas municipais Santa Rita e João Adão da Silva, o Cmei Guilherme Augusto Terres dos Santos e o Bosque dos Macacos.
- Da redação com PMFI
- Fotos: PMFI