Visit Iguassu celebra a volta de Foz do Iguaçu ao top 3 brasileiro em eventos internacionais
Depois de enfrentar os impactos da pandemia e uma queda no número de eventos internacionais, Foz do Iguaçu voltou ao pódio da International Congress and Convention Association (ICCA). A cidade retomou a terceira posição entre os destinos brasileiros que mais sediam encontros associativos, com 16 eventos realizados em 2024. A divulgação foi feita nesta segunda-feira (20), em relatório oficial da ICCA, entidade que organiza o principal ranking mundial da indústria de eventos.
O Brasil também subiu no ranking global, passando da 25ª posição para o 15º lugar entre os países que mais atraem eventos associativos internacionais, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Canadá nas Américas. No Brasil, Foz do Iguaçu só foi superada por Rio de Janeiro, que liderou com 58 eventos, e São Paulo, com 43. A cidade paranaense ficou à frente de capitais como Brasília (12 eventos), Curitiba (8), Florianópolis (8) e Belo Horizonte (5).
A marca de 16 eventos representa um recorde local e um crescimento de mais de 166% em relação a 2023. O desempenho superou inclusive o número registrado em 2019, último ano antes da pandemia em que a cidade também ocupou o terceiro lugar, com 15 encontros reconhecidos pela ICCA.
Para a diretora executiva do Visit Iguassu, Elaine Tenerello, a conquista é resultado de um plano de ação desenhado ainda durante a crise sanitária. “Desde o ano 2020, após um árduo trabalho realizado através de uma gestão de crise na entidade, gerada pelo advento da pandemia, uma das principais metas estipuladas no plano de ações do Visit Iguassu era retornar ao 3º lugar no ranking ICCA e contribuir para que o Brasil voltasse a ocupar a 15ª posição. Ano passado ficamos em 6º lugar e o Brasil na 25ª. A meta permaneceu no plano de 2025, a equipe se debruçou nas ações estratégicas e veio à conquista. A emoção toma conta do time do Visit Iguassu, pois sabemos e vivemos diariamente as dificuldades de conquistar novos eventos internacionais para o Destino, uma vez que a nossa malha aérea ainda é um gargalo e não retornamos aos números de voos de 2019. Por isso, essa conquista deve ser muito comemorada pelo Visit Iguassu, entidades parceiras e empresas associadas, que têm papel fundamental na captação de eventos para a nossa cidade. Voltamos ao lugar de destaque mundial no setor de eventos e vamos continuar lutando para que o Destino Iguaçu permaneça nesse lugar e superando as expectativas.”
Os números do ranking ICCA consideram apenas eventos internacionais de caráter associativo que atendem a critérios rigorosos: no mínimo 50 participantes, realização periódica, rotatividade internacional e pelo menos três edições já realizadas. Encontros esportivos, religiosos ou governamentais não são contabilizados.
A atuação do Visit Iguassu — entidade que representa o turismo da região trinacional e é associada à ICCA — tem sido determinante na prospecção e captação de eventos. A equipe de MICE (sigla em inglês para Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), composta por Edimar Rockembach, Maira Dalcin e Pamela Cibils, coordena as estratégias de atração de eventos em parceria com hotéis associados e outras entidades locais.
Segundo o presidente do Visit Iguassu, Jaime Mendes, o novo posicionamento confirma a relevância de Foz do Iguaçu no cenário global. “A presença do Destino Iguaçu no ranking da ICCA reforça nossa relevância no cenário mundial de eventos. Estar bem posicionado mais uma vez é reflexo do trabalho estratégico e incansável da nossa equipe de MICE e das equipes comerciais dos hotéis associados que possuem espaços para eventos, que atuam com excelência na prospecção, captação e no relacionamento com o mercado. Isso nos enche de orgulho e reafirma nosso compromisso em promover Foz do Iguaçu como um dos principais destinos para eventos do Brasil.”
No comparativo regional, a América Latina e o Caribe foram as únicas regiões do mundo a registrarem crescimento no número de eventos associativos em 2024. Dentro desse contexto, o Brasil se destacou como o país que mais cresceu na região, com Foz do Iguaçu entre os líderes desse avanço.
Além do impacto econômico — pelo alto ticket médio dos participantes —, os eventos reconhecidos pela ICCA também impulsionam o intercâmbio científico e profissional, consolidando o Destino Iguaçu como referência não apenas em turismo de lazer, mas também em turismo de conhecimento e negócios.
- Da redação com Visit Iguassu