Foz do Iguaçu é um dos destinos de julho mais buscados por estrangeiros no Booking
Foz do Iguaçu registrou um salto expressivo no interesse de turistas estrangeiros para as férias de julho deste ano. Segundo levantamento da plataforma de viagens e hospedagens Booking, o município localizado na Tríplice Fronteira teve um crescimento de 248% nas buscas por acomodações realizadas entre 24 de fevereiro e 3 de março, em comparação com o mesmo período do ano passado. A pesquisa considera hospedagens entre os dias 1º e 31 de julho.
O aumento na procura internacional não é isolado: outros destinos brasileiros, como Rio de Janeiro (RJ), Búzios (RJ), Florianópolis (SC) e Porto de Galinhas (PE), também aparecem na lista de cidades em alta. Mas, no caso do Paraná, Foz do Iguaçu se consolida como porta de entrada privilegiada para turistas vindos de países vizinhos, especialmente por via terrestre.
De acordo com o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, os dados refletem o esforço do governo em projetar o estado além das fronteiras. “O governador sabe a importância de posicionar o Paraná como um destino atrativo aos visitantes estrangeiros. Por isso, um dos nossos focos é apresentar o Estado aos países vizinhos sul-americanos, e os frutos desse trabalho aparecem cada vez mais”, afirmou.
O desempenho positivo do turismo paranaense é confirmado por números recentes. No primeiro trimestre de 2025, o estado recebeu mais de 426 mil turistas estrangeiros, um crescimento de 18,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. O setor como um todo também apresentou desempenho acima da média nacional, com alta de 7,5% frente a 4,7% registrados no Brasil.
A tendência de crescimento nas visitas internacionais ao Paraná durante o mês de julho já havia sido identificada anteriormente. Dados da Embratur indicam que, em julho de 2024, mais de 66 mil turistas internacionais visitaram o estado — um avanço de 17,3% em comparação a julho de 2023, que teve pouco mais de 52 mil visitantes. Os principais emissores foram Paraguai, Argentina e Estados Unidos.
Esse fluxo é favorecido pela geografia e infraestrutura da região. Localizada na fronteira com Paraguai e Argentina, Foz do Iguaçu é um polo de atração natural e logístico. Entre seus principais atrativos está o Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo. Em 2024, o parque foi eleito o principal atrativo turístico do Brasil e da América do Sul pela plataforma TripAdvisor.
Para o presidente da Visit Iguassu Jaime Mendes – instituição sem fins lucrativos dedicada à promoção turística da região – o destaque de Foz no ranking internacional reforça os esforços conjuntos do setor. “É um orgulho ver Foz do Iguaçu entre os destinos mais buscados por turistas internacionais para as férias de julho. Esse destaque reforça o trabalho conjunto entre o setor público e privado para promover o Destino e qualificar a experiência do visitante. Seguimos comprometidos em fortalecer Foz como um destino acolhedor, sustentável e preparado para receber turistas do mundo todo”, declarou.
O interesse por Foz do Iguaçu também se soma a uma estratégia estadual voltada para o turismo sazonal. Com as baixas temperaturas do inverno, o Paraná aposta no potencial do frio para atrair visitantes. A Secretaria de Turismo (Setu-PR) e o Viaje Paraná lançaram a campanha de inverno de 2025, promovendo os principais atrativos estaduais da estação.
- AEN
- Foto: Viaje Paraná