“Porto Seco” do lado paraguaio da Ponte da Integração chega a 98% de conclusão
As obras de construção do terminal de cargas, o futuro “Porto Seco” de Presidente Franco, que vai permitir a operação da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, atingiram 98%, informou o Ministério de Obras Públicas e comunicações (MOPC). A infraestrutura consiste num ponto estratégico para a logística binacional, representando um marco na modernização do sistema de transporte na região da tríplice fronteira, que inclui a Argentina. A nova passarela unindo os dois países na região de Foz do Iguaçu será fundamental para aliviar o tráfego na Ponte da Amizade.
A construção do terminal de cargas, sob responsabilidade do MOPC, é uma ação conjunta com a Administração Nacional de Navegação e Portos (ANNP). O porto seco de Presidente Franco faz parte de uma infraestrutura estratégica projetada para canalizar a movimentação de caminhões de carga, promovendo um trânsito mais ordenado, eficiente e seguro na área de fronteira. No lado brasileiro, quando a nova ponte entrar em operação, o fluxo de veículos pesados será desviado da região central de Foz do Iguaçu, por onde ocorre atualmente.
O projeto do terminal de cagas no lado paraguaio da fronteira, inclui áreas operacionais para controle aduaneiro e sanitário, armazéns, estacionamento e serviços complementares, com capacidade para movimentar em média 1.000 caminhões por dia. Sua implementação permitirá que a nova ponte opere em plena capacidade, aliviando a pressão sobre a Ponte da Amizade e melhorando o fluxo comercial entre os dois países, ressalta o portal da rádio La Clave.
Procedimento
A execução do projeto é financiada pelo Banco Latino-Americano de Desenvolvimento (CAF) como parte do programa de implementação do Corredor Metropolitano Leste (CMDE). A via consiste num anel viário, similar a Perimetral Leste que está sendo construída em Foz do Iguaçu e que vai ligar as novas aduanas do Paraguai e Argentina a BR-277, que terra aproximadamente 30 quilômetros interligando os municípios de Presidente Franco, Los Cedrales, Ciudad del Este, Minga Guazú e Hernandarias.
O programa tem como meta reorganizar e modernizar o sistema de transporte na área de influência de Ciudad del Este, com ênfase na competitividade regional e na integração física com o Brasil. O terminal de cargas é uma das obras mais emblemáticas do novo corredor, juntamente com a Ponte da Integração e a futura malha rodoviária complementar, consolidando uma nova porta de entrada para o comércio exterior paraguaio.
- Da Redação
- Foto: Gentileza/La Clave