Parque das Aves leva conservação e turismo de Foz ao Avistar Brasil 2025
Entre os dias 16 e 18 de maio, o Parque das Aves será um dos destaques da 18ª edição do Avistar Brasil, principal encontro da observação de aves da América Latina, realizado no Jardim Botânico de São Paulo. Com stand próprio e participação em palestras, o atrativo de Foz do Iguaçu reforça sua missão na conservação da biodiversidade e no fortalecimento da cidade como destino nacional de ecoturismo.
A presença no evento, que reuniu mais de 12 mil participantes em 2024, integra a estratégia do Parque para ampliar conexões com instituições ambientais e atrair atenção para sua atuação na proteção das aves da Mata Atlântica. Além disso, busca posicionar Foz do Iguaçu como referência em turismo de natureza.
“A presença no Avistar Brasil é estratégica para o Parque das Aves, que atua como centro de conservação de aves ameaçadas e desempenha um papel fundamental na sensibilização de visitantes para a importância da biodiversidade. Além disso, a observação de aves tem se fortalecido como uma atividade turística relevante em nossa região, contribuindo para a valorização da biodiversidade local e para o desenvolvimento sustentável”, afirma a diretora técnica do Parque das Aves Paloma Bosso.
No sábado, 17 de maio, às 13h45, a analista de comunicação Stefanny Freire apresentará a palestra “Redes sociais como ferramenta de conservação”, na qual abordará o potencial dos canais digitais como instrumentos de sensibilização ambiental. O Parque também participa da mesa “Espécie X – 10 anos depois”, organizada pela SAVE Brasil, para discutir a conservação integrada de espécies ameaçadas.
Durante os três dias de Avistar, o público poderá visitar o stand do Parque, onde serão exibidas suas ações de conservação e estarão à venda produtos colecionáveis, incluindo itens exclusivos desenvolvidos para o evento.
“Nosso espaço no Avistar foi pensado para receber visitantes de forma acolhedora e apresentar a experiência única que é visitar o Parque das Aves. Teremos colaboradores prontos para compartilhar informações, esclarecer dúvidas e convidar o público a conhecer de perto tudo o que oferecemos em Foz do Iguaçu”, explica Soraya Penzin, diretora institucional.
A equipe do Parque no evento será formada por profissionais de diferentes áreas, como comunicação, educação, curadoria animal, comercial e atendimento ao visitante. Ao todo, 12 colaboradores estarão presentes: Paloma Bosso, Soraya Penzin, Melissa Correa, Stefanny Freire, Almir Calaça, Rafael Rebecchi, Yuri Kavalciuki, Gabriella Pereira, Andreia Freire, Francieli Albano e Matheus Arias.
A participação reforça uma tendência já percebida em Foz do Iguaçu, que vem se consolidando como destino relevante para observadores de aves. Segundo dados da plataforma Wikiaves, o município tem 417 espécies registradas, com mais de 13 mil registros feitos por 173 observadores — números que colocam a cidade entre as mais ativas no Brasil no segmento.
Mais do que lazer, a observação de aves é uma prática que estimula a conservação das áreas naturais e o envolvimento comunitário na proteção da fauna local. Ao associar turismo à preservação, o Parque das Aves reafirma seu papel de liderança em projetos ambientais e educativos.
Completando 30 anos de atividade em 2024, o Parque é hoje o atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas do Iguaçu. Por ser uma instituição privada, sua manutenção depende do público, que contribui ao visitar o local, consumir nos restaurantes do Complexo Gastronômico e adquirir produtos na loja de souvenirs.
Mais informações: www.avistarbrasil.com.br
- Da redação com Parque das Aves