Vacina da gripe será liberada para toda a população a partir deste sábado em Foz

A campanha de vacinação contra a gripe será estendida a toda a população de Foz do Iguaçu a partir deste sábado (10), independentemente da idade ou condição de saúde. A medida, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, visa conter o avanço de doenças respiratórias e reduzir a pressão sobre as unidades de atendimento com a chegada do frio.

Neste sábado, Dia D da Vacinação, cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas das 8h às 17h: Cidade Nova, São João, Morumbi 2, Profilurb 1 e Maracanã. A partir de segunda-feira (12), todas as UBS do município passarão a oferecer a imunização contra a influenza.

“Já constatamos um aumento do número de pacientes com sintomas respiratórios e queremos evitar filas e outros transtornos que possam ser ocasionados aos usuários da rede municipal de saúde devido à sobrecarga. Por isso, tomamos a decisão de liberar a vacina para todos os públicos, além de promover o Dia D no próximo sábado”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Fabio de Mello.

Além da vacina contra a gripe, as cinco UBS que estarão abertas no sábado também realizarão a atualização do calendário vacinal de outras doenças, como sarampo, hepatite e covid-19. A ação inclui ainda serviços de atendimento médico, de enfermagem e exames preventivos.

Desde o início da campanha, em 1º de abril, 20.100 doses da vacina contra a gripe já foram aplicadas na cidade. A ampliação do público-alvo atende à orientação de proteger a população diante da expectativa de maior circulação de vírus respiratórios com o avanço do outono e a aproximação do inverno.

Com a estratégia, a prefeitura busca evitar uma sobrecarga nos atendimentos tanto nas UBS quanto nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, principal referência da rede pública local.

 

  • Da redação com PMFI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *