Cataratas serão Monumento Nacional, prevê projeto de lei na Câmara Federal
As Cataratas do Iguaçu, principal atrativo turístico de Foz do Iguaçu e da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, serão reconhecidas oficialmente como um Monumento Nacional. É o que prevê o projeto de lei 2144/2025, protocolado na Câmara Federal nesta quarta-feira (7) pelo deputado Beto Richa (PSDB-PR). “As Cataratas são um dos maiores espetáculos naturais do planeta e representam patrimônio ambiental, turístico, econômico e cultural, orgulho do Paraná e do Brasil”, afirma o parlamentar.
Localizadas no Parque Nacional do Iguaçu e com acessos por Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú (Brasil e Argentina, respectivamente), as Cataratas do Iguaçu são um conjunto de quedas formado por 275 saltos ao longo do Rio Iguaçu. A beleza e a imponência dos cânions emoldurados pela água, já renderam reconhecimento nacional e internacional. A unidade de conservação que abriga o atrativo foi decretada parque nacional em 1939.
Mais tarde, em 1986, ganhou o reconhecimento como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco e, mais recentemente, em 2011, foi indicada e eleita como uma das novas Sete Maravilhas Naturais do Mundo. “Trata-se de um dos ícones naturais mais deslumbrantes do planeta, mas ainda não há uma legislação federal que conceda especificamente às Cataratas o status oficial de proteção ambiental, cultural e turística”, disse Richa.
“Esse projeto de lei busca corrigir essa lacuna, garantindo a valorização desse patrimônio inestimável por meio do reconhecimento das Cataratas do Iguaçu como monumento nacional, a ser protegido, portanto, no âmbito da esfera federal”, ressaltou. No ano passado, o local recebeu perto de 1,9 milhão de visitantes, com ingresso apenas pelo lado brasileiro do atrativo.
Até dezembro, representantes do trade turístico de Foz do Iguaçu projetam que o local receba mais de dois milhões de visitantes. Caso se confirme a perspectiva, a movimentação de turistas nas Cataratas do Iguaçu será igual ou superior aos números registrados em 2019, ano do recorde histórico da visitação e anterior a pandemia do covid-19.
Enquete
Simultaneamente ao protocolo do projeto de Beto Richa, a Câmara dos Deputados iniciou uma enquete para consultar a população sobre a proposta. Para participar, basta acessar o link www.camara.leg.br/enquetes/2504804 e indicar o que pensa sobre o tema.
Até o fechamento desta edição, 100% dos internautas que entraram na enquete votaram que concordam totalmente com o projeto. O serviço contém ainda quatro outras opções – “concordo na maior parte”, “estou indeciso”, “discordo na maior parte” e “discordo totalmente”.
- Da Redação
- Foto: Nilmar Fernando