Seminário reúne especialistas no Rio Boat Show para debater transição energética e inovação no setor náutico

O seminário “JAQH2: Inovação na Transição Energética” conectou, nesta terça-feira (29), especialistas do setor, representantes de instituições, empresas, lideranças públicas e privadas do setor náutico na Marina da Glória (RJ), durante a programação do Rio Boat Show.

Promovido pelo Grupo Náutica, Itaipu Parquetec e JAQ Hidrogênio Verde, o encontro realizado no pavilhão principal do evento destacou o papel da inovação tecnológica e da sustentabilidade na construção de um novo modelo energético para o Brasil, com foco especial no uso do hidrogênio verde na mobilidade náutica. O evento abriu espaço para dois painéis temáticos que discutiram os desafios e oportunidades da transição energética e o papel estratégico da indústria naval e náutica no contexto da COP30.

O primeiro painel, reuniu especialistas de diferentes regiões do país, que debateram a Mobilidade Náutica Sustentável: hidrogênio e o caminho para a descarbonização. Com mediação do gerente do Centro de Tecnologias de Hidrogênio Itaipu Parquetec, Daniel Cantane, a conversa abordou os avanços na pesquisa e desenvolvimento do hidrogênio verde no Brasil, os desafios da infraestrutura para sua aplicação no setor náutico e as perspectivas de adoção em embarcações e a cooperação entre instituições públicas, privadas e científicas para acelerar a transição energética e impulsionar soluções sustentáveis com escala e viabilidade econômica.

Entre os painelistas estiveram, o representante da área Inovação e Pesquisa da FINEP, Paulo José Pereira de Resende; o superintendente da Associação Brasileira de Hidrogênio (ABH2), Gabriel Lassery; o analista de Produtividade e Inovação da Unidade de Nova Economia e Indústria Verde da ABDI, Samy Kopit Moschovitch; o gerente de ESG & Stakeholders da GWM, Thiago Sugahara; o representante da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Vitor Manuel do Espírito Santo Silva; e o coordenador de Relações com o Mercado da Embrapii, Fábio Cavalcante.

Já o segundo painel, o Chairman JAQ Hidrogênio Verde e presidente do Grupo Náutica, Ernani Paciornik e o diretor-superintendente do Itaipu Parquetec, Professor Irineu Colombo, abordaram a transição energética e COP30: desafios e caminhos para um futuro sustentável.

Com mediação da CEO JAQ Hidrogênio Verde, Cila Schulman, também integraram a conversa o engenheiro do Departamento de Energia Elétrica do BNDES, Mauricio Bernhardt Maciel e o presidente da ACOBAR, Eduardo Colunna.

O presidente do Grupo Náutica, Ernani Paciornik, destacou que a iniciativa está alinhada com o compromisso de promover um futuro mais sustentável e competitivo no setor náutico. “Avançar na descarbonização do transporte marítimo e fluvial não é apenas uma meta técnica ou regulatória — é uma contribuição essencial para a construção de um futuro sustentável, inovador e competitivo. É nesse sentido que decidimos construir a primeira embarcação movida a hidrogênio de baixa emissão”, afirmou.

O diretor-superintendente do Itaipu Parquetec, Professor Irineu Colombo, destacou a importância de aproximar ciência, tecnologia e sustentabilidade como pilares para o desenvolvimento de soluções energéticas mais limpas e de potencial transformador para a sociedade. “Conectamos tecnologia, meio ambiente e desenvolvimento. Essa é a essência do Itaipu Parquetec, e o seminário JAQH2 é uma oportunidade para mostrar como a inovação pode acelerar a transição energética e gerar impacto real”, destacou.

 

Sobre o Rio Boat Show

O seminário JAQH2 integrou a programação oficial do Rio Boat Show 2025, que, nesta edição, deve atrair cerca de 40 mil visitantes, consolidando-se como o maior evento náutico outdoor da América Latina. Com mais de 100 embarcações expostas aos visitantes, test-drives direto na água e atrações para toda a família, o evento é realizado de 26 de abril a 4 de maio, reunindo diversas experiências do universo náutico.

  • Itaipu Parquetec
  • Foto: Divulgação/Seminário JAQH2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *