Urbia Cataratas treina 333 colaboradores para atendimento a autistas no Parque Nacional do Iguaçu

 

A Urbia Cataratas, concessionária responsável pela visitação turística no Parque Nacional do Iguaçu, deu um passo importante na promoção da inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Em abril, mês voltado à conscientização sobre o autismo, a empresa treinou 333 colaboradores para prestar atendimento humanizado e respeitoso a esse público, reforçando o compromisso com o acesso universal ao turismo.

A capacitação foi realizada nos dias 22 e 23 de abril e dividida em quatro turmas. Os participantes foram instruídos sobre aspectos do comportamento social de pessoas com TEA, estratégias de acolhimento e os direitos previstos na Lei 12.764/2012, que garante à pessoa autista igualdade de condições no acesso a espaços públicos e serviços.

Após o treinamento e avaliação dos serviços, a Urbia recebeu o selo “Empresa Amiga da Pessoa Autista”, concedido pela Onda-Autismos, Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas. A entidade analisa a experiência dos usuários no local, considerando o respeito, a dignidade e o atendimento apropriado às necessidades da pessoa autista.

“A inclusão se dá quando conseguimos atender o máximo de pessoas possíveis para entender sobre essa condição de existência e atendimento respeitoso, e esse objetivo estamos cumprindo aqui”, afirma Fabio Cordeiro, presidente da Onda-Autismos e responsável pela formação da equipe.

Segundo ele, o acolhimento se estende também aos familiares, que acompanham os visitantes com TEA. “Essas pessoas já estão acostumadas às situações que enfrentam serem frustradas, por isso é importante que aqui seja um local de acolhimento e relacionamento empático, além do atendimento prioritário”, completa.

Para facilitar o reconhecimento de visitantes com deficiência não visível, como o autismo, a Urbia recomenda o uso do cordão de girassol — símbolo internacional para deficiências ocultas —, do quebra-cabeça, símbolo do TEA, da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) ou de laudo médico. Embora não obrigatórios, esses itens ajudam a garantir suporte adequado durante a visita.

Entre as adaptações implementadas, estão abafadores de ruído personalizados, disponíveis gratuitamente no Centro de Visitantes, Espaço Naipi e Porto Canoas. Os equipamentos atendem a pessoas com hipersensibilidade auditiva e devem ser devolvidos ao final do passeio. O som intenso das Cataratas, ainda que natural, pode ser incômodo para autistas, provocando reações como ansiedade, estresse ou necessidade de afastamento do local.

A gerente de Recursos Humanos da Urbia Cataratas, Larissa Bettin, destaca que a capacitação é parte de um esforço contínuo. “A empresa promove treinamentos, disponibiliza um e-book fornecido pela Onda-Autismos e fornece toda a bagagem de informações necessária para acolher o turista e promover a inclusão em diversos aspectos. Por isso, também contamos com colaboradores com TEA na nossa equipe.”

O CEO da empresa, Mario Macedo, afirma que o propósito da Urbia é garantir bem-estar tanto aos visitantes quanto aos funcionários. “Nosso propósito é oferecer um ambiente saudável para quem trabalha aqui e para quem nos visita. Queremos gerar encantamento e boas experiências. Todos podem conhecer o Patrimônio Mundial Natural.”

O Parque Nacional do Iguaçu é uma unidade de conservação federal, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e tem a visitação gerida pela Urbia Cataratas S.A. Reconhecido como Patrimônio Mundial Natural pela Unesco, o parque é referência em turismo sustentável e agora também amplia seu papel como exemplo de inclusão social.

Mais informações:
www.cataratasdoiguacu.com.br
[email protected]

  • Da redação com assessoria
  • Fotos: Urbia Cataratas-PNI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *