Palavra Livre
Gestor do RH
O prefeito Silva e Luna (PL) criou o Grupo Descentralizado de Gestão de Recursos Humanos (GDRH) para estabelecer um canal de comunicação e um fluxo de trabalho e de procedimentos uniformizados, com vistas a aprimorar e fortalecer as ações, programas e políticas da área de recursos humanos e da medicina e segurança do trabalho na administração municipal.
Nova Secretária
O prefeito Silva e Luna (PL) nomeou a policial militar Scheila Fátima de Melo Rosso como secretária da mulher. “O desafio é buscar um equilíbrio de direito, de acessos, com o que já tem disponível, e ao que tem dentro do plano para criamos na prefeitura, para disponibilizar para as mulheres acessarem tanto na saúde, na segurança e no empreendedorismo, as linhas são essas três, saúde, segurança e empreendedorismo” disse Sheila Fátima na Rádio Cultura.
Cabos nas redes
O vereador Evandro Ferreira (PSD) apresentou indicação solicitando que a prefeitura oficie a Copel, a Aneel e a Anatel sobre a situação da infraestrutura dos cabos de telecomunicação em Foz do Iguaçu. Evandro Ferreira defende melhorar as condições das instalações e garantir mais segurança para a população.
Ação Rejeitada
A Justiça Federal de Foz do Iguaçu rejeitou ação da Itaipu Binacional contra o secretário estadual de Infraestrutura, Sandro Alex. A binacional contestava declarações públicas feitas por Alex sobre o investimento da usina em obras no estado. O juiz considerou que não houve abuso ou calúnia. A decisão reforça a liberdade de manifestação política. Cabe recurso da decisão.
Hansenologia
Foz do Iguaçu sediará o 19º Congresso Brasileiro de Hansenologia, entre 27 e 31 de maio. O evento reunirá especialistas de todo o país para debater o enfrentamento à hanseníase. A programação inclui palestras, oficinas e apresentação de pesquisas científicas. A iniciativa tem apoio da Sociedade Brasileira de Hansenologia. O congresso será no Hotel Golden Park.
Grupo Terrorista
O Paraguai passou a considerar a Guarda Revolucionária Islâmica do Irã como organização terrorista. A medida foi anunciada pelo presidente Santiago Peña e se baseia em ações de combate ao crime transnacional. A decisão ocorreu após acordo de cooperação com os EUA. A guarda é acusada de envolvimento em atentados na Argentina. O decreto tem efeito imediato.
Dengue Crescente
Foz do Iguaçu registra aumento expressivo nos casos de dengue em 2025. Segundo a Vigilância Epidemiológica, os números superam os de anos anteriores. A prefeitura intensificou ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Equipes de saúde realizam mutirões e visitas domiciliares. A população é orientada a eliminar criadouros. O alerta é para toda a região Oeste.
Dá-me dos
O Brasil registrou a entrada de 3.739.649 turistas estrangeiros no primeiro trimestre de 2025, número recorde. Os argentinos foram maioria, com 1.928.161 visitantes. O número representa aumento de 73% em relação ao mesmo período de 2024. Foz do Iguaçu recebeu 95.688 turistas argentinos, 98,9% a mais que em 2024. A alta ocorre mesmo após ajustes econômicos na Argentina, que tornaram mais vantajosas viagens a países vizinhos.
Crime
Duas pessoas foram presas em Foz do Iguaçu por reter cartões bancários de indígenas Avá-Guarani. As vítimas relataram que tinham os benefícios retidos como forma de extorsão. A ação foi realizada pela Polícia Federal com apoio da Funai. Os presos serão investigados por estelionato e apropriação indébita. A operação ocorreu em aldeias da região.
Antiaborto
Projeto de lei do vereador Cabo Cassol (PL) institui e inclui no Calendário de Eventos do Município a “Semana Municipal de combate ao aborto e reafirmação do direito à vida”. O projeto aguarda a leitura nas próximas sessões do legislativo, dos pareceres da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, favorável ao projeto; e da Comissão de Educação, Cultura, Assistência Social e Defesa do Cidadão, contrário ao projeto.
Voo Liberado
A Voepass obteve autorização para operar voos regulares no Aeroporto de Cascavel. A Anac liberou oficialmente a operação da empresa na cidade. A Voepass poderá ofertar voos regionais a partir dos próximos meses. A decisão amplia as opções de transporte aéreo no oeste paranaense. A empresa já atua em diversas rotas pelo país.
Visto do Céu
A TV Paraná Turismo estreou a série “O Paraná Visto do Céu”, com imagens aéreas do litoral. O programa apresenta paisagens de cidades como Antonina, Morretes e Paranaguá. As tomadas foram feitas por drones. A série valoriza o turismo regional. Os episódios serão exibidos semanalmente na emissora.
Nova Diretoria
A Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic) elegeu sua nova diretoria nesta quinta-feira (25). A chapa liderada por Fabiano Rossi venceu a eleição e comandará a entidade até 2026. A nova gestão promete continuidade e fortalecimento do setor produtivo. A posse ocorrerá nos próximos dias.
Apoio popular
Quase 70% dos brasileiros apoiam a proposta do presidente Lula (PT) de isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil. É o que mostra pesquisa da Paraná Pesquisas divulgada nesta quinta (24). A medida ganha força entre jovens, pessoas com ensino superior e moradores do Nordeste. Com apoio crescente, a proposta pode se tornar peça-chave para 2026 — se passar pelo Congresso.
Premiada
A Assembleia Itinerante venceu o prêmio Curitiba Mais Criativa na categoria “Criatividade na Gestão Pública”. A deputada Maria Victória (PP) recebeu o prêmio e destacou o compromisso da Alep com inovação e diálogo. Desde 2023, o projeto já realizou 21 sessões pelo interior do Paraná. A próxima edição será em maio, na Expoingá. Outro projeto da Alep, a Procuradoria Especial da Mulher, foi finalista na categoria “Inovação Social e Impacto Comunitário”.
Voo Internacional
A TAP Portugal confirmou que Curitiba terá voo direto para Lisboa até 2026. O anúncio foi feito pelo diretor da companhia para as Américas, Carlos Antunes. A escolha da capital paranaense se baseia no potencial econômico e na futura pista de três mil metros do Aeroporto Afonso Pena, que vai permitir voos de longa distância e transformar o terminal em hub internacional.
- Zé Beto Maciel, Maria Tereza Vasquez, Gustavo de Aquino e Mirella Ferreira