Conferência em Foz aponta caminhos para cidade mais justa e sustentável
As diretrizes que vão guiar o futuro de Foz do Iguaçu começaram a ser traçadas com a realização da etapa municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades. O evento foi aberto na noite de quarta-feira (23) e seguiu até esta sexta-feira (25), reunindo moradores, lideranças comunitárias, técnicos e representantes do poder público no auditório da UDC. A proposta é envolver a população na construção coletiva de políticas urbanas mais democráticas, sustentáveis e voltadas à inclusão social.
Ao longo dos três dias, os participantes debateram questões centrais como mobilidade, moradia, meio ambiente e infraestrutura, além de propor ações concretas para o desenvolvimento urbano local. As propostas aprovadas ao final do evento compõem agora as diretrizes municipais e serão encaminhadas à etapa estadual da conferência.
“A conferência, além das discussões, vai definir ações para a melhoria. É um diálogo sobre a cidade que temos e a cidade que queremos”, afirmou Andrei Dias, presidente da ConCidades.
O secretário de Planejamento e Urbanismo, José Teodoro, destacou a importância do evento como instrumento de participação direta na formulação de políticas públicas. “É o momento da população participar, onde as sugestões e propostas que forem aprovadas serão contempladas na revisão do Plano Diretor”, disse.
Já o prefeito de Foz, general Silva e Luna, reforçou a relevância do processo para um crescimento urbano planejado. “Foz vive um momento de crescimento e grandes investimentos. Esta conferência é uma oportunidade para planejar o futuro com responsabilidade, ouvindo quem vive a cidade todos os dias”, declarou.
Entre os participantes, o sentimento era de valorização da escuta popular e da chance de influenciar diretamente nas decisões sobre a cidade. Markson Rangel Silva, coordenador da Associação de Pós-Graduandos da Unila, destacou: “A partir daí, vamos levar para o espaço de decisão nesta sexta-feira (25), quais as propostas, representantes, quais propostas na conferência estadual e nacional, mostrando assim como Foz do Iguaçu se fomenta”, afirmou.
Além da votação das propostas, o encerramento da conferência incluiu a eleição dos novos conselheiros da ConCidade e dos delegados e suplentes que representarão o município na etapa estadual. O processo representa um passo fundamental para garantir que as decisões urbanas de Foz do Iguaçu contem com o olhar direto de quem vive seus desafios e potencialidades diariamente.
- Da redação com PMFI