Idosos de Foz recebem orientações sobre prevenção da perda auditiva

Cuidar da audição é uma forma de manter a autonomia e a qualidade de vida. Com essa proposta, o Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Foz do Iguaçu promoveu, na quinta-feira (24), um bate-papo com o tema “Saúde Auditiva na Melhor Idade”. A iniciativa reuniu cerca de 20 participantes e abordou sinais, formas de prevenção e dúvidas comuns entre os idosos.

A atividade foi realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e a empresa Sensus Aparelhos Auditivos. A fonoaudióloga Emanuelly Simpsen Sobral, especialista em audiologia, conduziu a conversa, trazendo orientações práticas sobre como identificar sintomas de perda auditiva e quando procurar ajuda profissional.

“O momento foi importante para articulação entre poder público e privado, trazendo ações e orientações que possam garantir a promoção da saúde e serviços que auxiliem os idosos em sua rotina e autonomia”, avaliou a coordenadora do CCI, Graciele Dornelles.

Durante a conversa, Emanuelly explicou que a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para evitar complicações associadas à perda auditiva, como o isolamento social e dificuldades de comunicação. “As orientações especializadas auxiliarão os idosos a preservar a saúde auditiva e garantir melhor qualidade de vida”, afirmou.

Além da palestra, os participantes puderam fazer perguntas e compartilhar experiências relacionadas à audição. A proposta da ação é integrar conhecimento à prática e incentivar o cuidado contínuo com a saúde sensorial na velhice.

Localizado na Rua Piquiri, nº 100 – Conjunto Libra, o Centro de Convivência do Idoso atende pessoas com 60 anos ou mais, priorizando aquelas inscritas no CadÚnico e encaminhadas pelos serviços de assistência social. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com atividades como ginástica, pilates, violão, teclado, danças, artesanato, fotografia e o tradicional Baile da 3ª Idade, realizado às sextas-feiras, das 13h30 às 16h30.

O telefone para contato é (45) 99942-9853 (WhatsApp).

  • Da redação com PMFI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *