Câmara homenageia esportistas com Prêmio Fernanda Caroline Cardías
A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu promoveu na noite de quinta-feira (17) a segunda edição do Prêmio Fernanda Caroline Cardías, honraria dedicada a reconhecer esportistas e entidades que contribuem com o desenvolvimento do esporte no município. Instituído pela Lei n° 5.165, de 04 de outubro de 2022, o prêmio leva o nome da atleta iguaçuense hexa campeã brasileira de rafting, que também se destacou na canoagem slalom iniciante e teve sua trajetória interrompida por um câncer.
A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Paulo Debrito (PL), e contou com a presença de parlamentares e autoridades ligadas ao setor esportivo.
Além da homenagem aos premiados, a sessão fez referência ao Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz, celebrado em 6 de abril, instituído pela ONU em 2013.
A mesa de honra reuniu nomes como o professor e doutor Almir Gruhn, presidente da FIEPS (Federação Internacional de Educação Física) e cidadão honorário de Foz; Fábio André Castilha, presidente do Conselho Municipal de Esporte e Lazer (Comel); Luiz Carlos de Castro, da Liga Iguaçuense de Futebol de Salão; Gorete Milioli, do projeto Maestra da Bola; e o secretário municipal de Esporte, Antonio Sapia.
“Estamos aqui pelos nossos atletas que moldam a nossa cidade, que fazem um esporte de verdade para construção de uma sociedade mais justa”, afirmou Sapia ao representar o prefeito.
Entre os homenageados esteve Wilson Veiga Júnior, conhecido como Rita Lee, indicado por Adnan El Sayed. “Essa homenagem não é para o Rita Lee, é para o todo o futsal”, resumiu o atleta com quase 50 anos de trajetória.
Outros reconhecidos na noite foram:
- Airton Wandscheer, indicado por Adriano Rorato, agradeceu “por compartilhar essa conquista importante para todos”.
- Vanessa Teixeira Awad, representando o Instituto Meninos do Lago, foi escolhida por Anice Gazzaoui (PP). “Nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas”, disse.
- Jucimara Evangelista Dantas, ex-atleta olímpica e professora de basquete, recebeu o prêmio por indicação de Balbinot (PSDB): “Foz do Iguaçu é um grande palco para o esporte”.
- Alesson Fontana Barbosa, homenageado por Beni Rodrigues (PP), participou da cerimônia, mas optou por não discursar.
- Geremias Brites de Moraes, ex-militar e mentor esportivo, foi indicado por Bosco Foz (PL): “Agradeço a todos que acreditam na prática de construção do esporte”.
- Marcelo Antunes Marinho, jogador de futsal, foi homenageado por Cabo Cassol (PL): “Sempre tive muito orgulho de ser iguaçuense”.
- Marco Antonio Jonas, piloto de kart, recebeu o tributo do vereador Evandro Ferreira (PSD): “Moramos em uma cidade maravilhosa”.
- Osmar Martins, da Associação dos Moradores do Ouro Verde (AMOV), foi indicado por Marcia Bachixte (MDB): “Agora luto contra um câncer, mas agradeço aos meus alunos que estão me ajudando muito”.
- Diego da Silva, ex-jogador de futebol, foi lembrado por Paulo Debrito (PL): “Olhem com carinho para as crianças e adolescentes, porque ali tem o futuro”.
- Claudio Henrique, treinador de basquete, recebeu o prêmio das mãos do vereador Dr. Ranieri Marchioro (Republicanos): “Reforço a importância de ampliarmos o orçamento destinado ao esporte”.
- André Ubirajara Cheiran, homenageado por Sidnei Prestes (Mobiliza), agradeceu: “Quero agradecer ao meu pai que esteve sempre presente na criação do projeto que não está mais entre nós”.
- Luciano Gonçalves, corredor indicado por Soldado Fruet (PL), destacou a ausência de apoio financeiro: “A corrida é um caminho sem volta”.
- Alex Bonotto Padilha, da equipe Harpía da Fronteira de Basquete em Cadeiras de Rodas, representou a instituição homenageada por Valentina (PT): “Se não fosse pela Harpía, talvez eu nem estivesse aqui”.
- Luis Carlos Freitas Leão, treinador de basquete, foi indicado por Yasmin Hachem (PV): “Essa homenagem é coletiva, fruto de um trabalho em equipe”.
- Da redação com CMFI