Nadir Rafagnin morre aos 81 anos em Foz do Iguaçu
Morreu nesta terça-feira (15), aos 81 anos, Nadir Rafagnin, ex-vereador, ex-presidente da Fundação Cultural e um dos nomes mais atuantes na promoção do turismo e da cultura em Foz do Iguaçu. Rafagin foi vítima de um atropelamento na Avenida República Argentina, nas proximidades do Estádio do ABC. Ele chegou a ser socorrido, porém, não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.
Reconhecido como Cidadão Honorário da cidade, título que recebeu em 2023, Rafagnin deixa um legado de mais de três décadas dedicadas à vida pública e ao fortalecimento da identidade iguaçuense. A Câmara Municipal de Vereadores lamentou o seu falecimento.
Natural de Lagoa Vermelha, no Rio Grande do Sul, Nadir chegou a Foz em 1973, três anos após se formar em Ciências Contábeis. Desde então, construiu sua trajetória política e institucional com base na simplicidade e na coerência. Atuou com destaque na Fundação Cultural e na Paraná Turismo, contribuindo para transformar Foz em um polo cultural e turístico respeitado.
O impacto de sua presença na vida pública foi reconhecido em setembro de 2023, quando recebeu o Título de Cidadão Honorário em sessão solene da Câmara de Vereadores, celebrada no mesmo dia de seu aniversário de 80 anos. A homenagem, proposta pelo vereador Jairo Cardoso, reuniu autoridades, familiares e amigos.
“Essa Casa lotada, com seus amigos e familiares, demonstra que o senhor é um homem bom! O nosso desejo, é que você tenha uma vida longa e feliz”, disse Jairo na ocasião, em discurso emocionado.
A cerimônia foi marcada pela participação da Banda do Exército e pela presença de diversas autoridades. Na mesma cerimônia, Nadir agradeceu o carinho da cidade e fez um apelo pela valorização da representação política local. “Falar da gente, 80 anos em 5 minutos, não é fácil, mas estou feliz por essa trajetória. É muita felicidade ter esse presente duplo, meu Título e aniversário. Sinto-me muito honrado e prestigiado por isso”, disse. Em seguida, reforçou: “É importante que os munícipes iguaçuenses ajudem a eleger deputados que representem nossa cidade e nosso estado.”
O falecimento de Nadir Rafagnin gerou manifestações de pesar entre lideranças políticas da cidade. Em nota conjunta, o deputado federal Vermelho, o deputado estadual Matheus Vermelho e o Time Red lamentaram a perda. “Nadir foi muito mais que um homem público: foi um grande amigo, uma figura querida e respeitada, que sempre esteve ao lado do nosso time com lealdade, sabedoria e dedicação. Sua trajetória deixa um legado de trabalho, cultura e amor por Foz do Iguaçu.”
A nota também expressa solidariedade à família e aos amigos de Rafagnin. “Nadir será sempre lembrado com carinho e gratidão por todos nós.”
O ex-prefeito Paulo Mac Donald Ghisi também prestou homenagens a Nadir Rafagnin: “Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares, amigos e admiradores de Nadir Rafagnin. Seu legado permanece vivo na história e no progresso de Foz do Iguaçu”.
- Da redação com assessorias