Foz do Iguaçu está entre os destinos mais procurados para Páscoa, diz Decolar.com
Foz do Iguaçu está entre os destinos mais buscados por turistas para passar o feriado prolongado da Páscoa, que este ano será celebrado entre os dias 18 e 21 de abril, englobando a Sexta-Feira Santa e o Dia de Tiradentes. O dado foi divulgado pela Decolar.com, uma das principais empresas do setor de turismo da América Latina, especializada na venda de passagens aéreas para todo o mundo. A lista inclui ainda Curitiba e mais 38 destinos nacionais e internacionais entre os mais buscados na plataforma.
A tendência da Decolar.com confirma a alta na movimentação de turistas em de Foz do Iguaçu nos feriados acumulados de Páscoa e Tiradentes. No início da semana o GDia repercutiu levantamento do sistema de buscas KAYAK, indicando um aumento de 116% nas buscas de voos e de até 72% no aluguel de carros durante o feriadão no destino, no comparativo do mesmo período do ano passado.
A pesquisa da Decolar.com foi baseada na procura por pacotes de viagem nos canais digitais da plataforma, como site e aplicativo. Na lista dos 20 destinos nacionais, os municípios paranaenses configuram em 9º (Curitiba) e 10º lugar (Foz) entre os mais procurados para viagens neste período. No topo do ranking estão Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Porto Seguro (BA).
A plataforma apontou ainda um crescimento de 47% nas buscas por viagens para o período, em comparação com o mesmo recorte de 2024. Segundo o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, os dados indicam um aquecimento do setor e reforçam a atratividade dos destinos paranaenses, ressaltando o papel estratégico do turismo na economia.
“O resultado demonstra a força do turismo como um arranjo produtivo estratégico para o Paraná. Temos trabalhado de forma integrada com o setor privado, municípios e instituições para promover nossos destinos de forma estruturada e consistente”, afirmou. “O crescimento de 6,5% do turismo paranaense em fevereiro deste ano, acima da média nacional, mostra que nossos esforços de promoção e divulgação turística têm surtido efeito ao Estado”.
Empresários confirmam
A alta demanda de viagens para feriadão é confirmada pelo Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHA), que aponta taxas expressivas de ocupação hoteleira no Estado. Na capital, a taxa média de ocupação prevista deve chegar a 80%, enquanto Foz do Iguaçu espera superar os 90%. Segundo a vice-presidente do SEHA, Karla Sottomaior, empresários do ramo hoteleiro estão empolgados com a demanda turística para o período.
Ela também aponta que a oferta do Paraná em feiras nacionais e internacionais do turismo têm contribuído significativamente para o fortalecimento do setor. “A ocupação elevada é resultado de um trabalho contínuo de promoção do Estado como destino, fruto dos esforços da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná. Temos observado um crescimento no número de viajantes de fora ocupando nossos hotéis durante a Páscoa. A expectativa agora é que o fluxo de visitantes internacionais em Curitiba, Foz do Iguaçu e no Litoral siga em crescimento ao longo de todo o ano”, afirmou.
Decolar.com
A plataforma atua há 25 anos na indústria do turismo por meio da tecnologia, com atuação em 19 países e atendimento a mais de 30 milhões de clientes. Os estudos e levantamentos sobre o período de Páscoa foram realizados pela plataforma entre os dias 18 e 21 de março de 2025, em comparação aos feriados de abril de 2024.
- Da Redação
- Foto: Urbia Cataratas