Doação de barco impulsiona classe Lightning no projeto Velejar é Preciso no Lago Itaipu em Foz do Iguaçu
A chegada de um barco da classe Lightning ao projeto social Velejar é Preciso, no Lago de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), marca um novo capítulo na formação técnica de jovens velejadores da região. A doação da embarcação, feita pelo grupo de velejadores Babão, de Guaratuba, vai permitir que os participantes do projeto social comandado pelo Iate Clube Lago de Itaipu (ICLI) tenham acesso a um modelo considerado estratégico para quem busca se aprimorar no esporte.
O vereador e comodoro do ICli Evandro Ferreira (PSD) destacou a conquista. “Recebemos a doação do barco modelo Lightning. Esse gesto vai muito além do esporte, é uma contribuição direta para o desenvolvimento das crianças e para a fomentação das atividades náuticas no Lago de Itaipu”, disse.
O veleiro foi entregue pela secretária da Federação Iate do Paraná, Ligia Kramer, e pelo comodoro Sérgio Hoefel, conselheiro da federação. “Gratidão a Lígia, secretária da Vela Paraná e ao Comodoro Sérgio por acreditar no poder transformador da vela e por ajudar a construir um futuro com mais oportunidades!”, disse o vereador.
Hoefel explicou que pilotar um barco da classe requer mais técnica do velejador. “É um barco que tem três velas, bem mais complexo, cheio de regulagens, que é um barco muito interessante para a formação de grandes atletas”, disse o comodoro.
Campeonato Brasileiro
“E uma coisa importante: ressaltar o esforço de um grupo de velejadores que batizou esse barco com o nome Babão. A turma do Babão, um grupo de velejadores de Guaratuba, que comprou o barco e colocou à disposição do Iate Clube do Lago Itaipu”, completou Hoefel.
Evandro Ferreira adiantou que Lígia Kraemer e Sérgio Hoefel convidaram Fábio Santacruz, atleta do ICLI, para o campeonato da classe lightning entre 18 e 20 de abril em São Paulo. “Tenho certeza que esse campeonato vai ser agregador tanto para o projeto, que eu posso aprender também, e vamos fomentar essa classe, que é uma classe muito boa, pan-americana também, e que sabem, futuramente ser grandes campeões”, disse Fabinho.
O vereador agradeceu ao comodoro Sérgio Hoefel, a Ligia Kraemer e ao grupo de velejadores Babão por doar o barco ao Icli. “Este barco vai ser muito bem utilizado, vamos treinar e vamos criar novos atletas para esta classe. O Icli tem investido muito no esporte nos últimos três anos, inclusive fazemos parte agora do CDC, Confederação Brasileira de Clubes”,
“O que for esporte podem contar com o Icli. Muito obrigado por trazer essa modalidade da vela. Nós já temos outras duas modalidades”, completou Icli sobre o projeto desenvolvido no iate clube que atende atualmente jovens e crianças.
Velejar É Preciso
Desde 2001, o Iate Clube Lago de Itaipu desenvolve o projeto social Velejar é Preciso. Atualmente são 120 jovens, com idade entre 9 e 16 anos, de ambos os sexos, todos moradores do bairro de Três Lagoas e estudantes da rede pública de ensino.
- Da assessoria