Itaipu promove treinamento de suporte à vida para instituições conveniadas
Lidar com situações inesperadas é um desafio para quem trabalha diretamente com o público. Para preparar profissionais de instituições sociais conveniadas, a Itaipu Binacional promoveu, de 24 a 26 de março, o treinamento “Suporte Básico à Vida, Animais Peçonhentos e Silvestres”. Ministrado por agentes da Divisão de Segurança da Central, o curso capacitou 92 técnicos para atuar em situações de risco e emergências.
Com duração de quatro horas, o treinamento combinou teoria e prática, incluindo simulações realísticas de reanimação cardiopulmonar, desobstrução de vias aéreas e atendimento a vítimas de picadas de insetos. A capacitação já foi realizada em anos anteriores e faz parte das iniciativas da Itaipu para fortalecer a segurança no ambiente de trabalho das instituições apoiadas.
“A capacitação é promovida de tempos em tempos para alertar e preparar os profissionais a lidar com situações emergenciais, tendo em vista que o trabalho deles envolve grande público e, em muitos casos, atividades de impacto”, explica Waldemar Pilger, gestor de convênio da Itaipu.
O curso foi considerado essencial por quem participou. O coordenador do Programa Educação em Diabetes do Instituto Adifi Claudio Marlon da Silva destacou a relevância da ação. “O momento de capacitação foi fundamental para fortalecer a atuação técnica e garantir mais segurança nas ações da instituição”. Já Patrícia Menezes Dutra, coordenadora do Projeto Trilha Jovem, ressaltou a importância de um treinamento multidisciplinar. “Saber lidar com situações emergenciais é essencial quando se trabalha com o público”.
Entre as instituições participantes estavam Abasfi, Conselho Comunitário da Vila C, Associação Um Chute para o Futuro, Maestro da Bola, Xadrez Foz, Instituto Judofoz, Sociedade Civil Nossa Senhora da Aparecida, Polo Iguassu, Instituto Meninos do Lago, ICLi, Comunidade Sagrada Família, Instituto Adifi, Instituto do Atletismo e Associação Fraternidade Aliança.
O treinamento reforça o compromisso da Itaipu Binacional com a segurança e o bem-estar dos profissionais que atuam em instituições sociais. Ao capacitá-los para reações rápidas e eficazes diante de emergências, a iniciativa contribui diretamente para a segurança da comunidade atendida por esses projetos.
- Da redação com Itaipu
- Fotos: Responsabilidade Social/Itaipu