Robótica transforma aprendizado na rede municipal de Foz do Iguaçu

O ensino de robótica está mudando a forma como os alunos da rede municipal de Foz do Iguaçu aprendem e interagem com a tecnologia. Mais do que montar robôs e carrinhos, a disciplina propõe um aprendizado prático e reflexivo sobre o impacto da tecnologia na sociedade.

A abordagem pedagógica integra eletrônica, programação e discussões sobre o mundo digital, preparando os estudantes para um futuro cada vez mais tecnológico. Segundo o coordenador de Robótica Educacional Valmir Bueno, o ensino segue um modelo estruturado em eixos, proporcionando uma formação completa.

“Os estudantes começam explorando os conceitos básicos de eletrônica”, explica Bueno. A partir desse aprendizado inicial, eles passam para a montagem e programação de dispositivos, desenvolvendo habilidades como raciocínio lógico, criatividade e trabalho em equipe.

A metodologia tem gerado grande interesse entre os alunos. Heitor Sanches, do 4º ano da Escola Érico Verissimo, afirma que essa é a disciplina mais esperada da semana. “Acho legal a aula de robótica, e o que mais me interessa é a tecnologia e o que conseguimos fazer em sala. Gosto de tudo que tenha tecnologia”, conta o estudante.

Tecnologia e responsabilidade digital

As aulas também abordam questões sociais ligadas à tecnologia, como o uso seguro da internet e das redes sociais. Os alunos são incentivados a refletir sobre os impactos do mundo digital no dia a dia.

“Aprendemos muitas coisas, como ter cuidado com o que a gente posta na internet, porque pode ser perigoso”, relata Ana Paula dos Santos Ribeiro, de 10 anos.

Outra temática trabalhada é a inteligência artificial. Os estudantes aprendem sobre seu funcionamento e como ela está presente em aplicações cotidianas, como assistentes virtuais e algoritmos de recomendação. O objetivo é desmistificar a IA e despertar o interesse pela criação de soluções tecnológicas.

Impacto no aprendizado

Para a diretora de Educação de Foz do Iguaçu, Aline Bandeira Laufer, a robótica tem um impacto que vai além da aquisição de habilidades tecnológicas.

“Esse ambiente de aprendizagem não só atrai os alunos, mas promove um engajamento significativo. A robótica virou um espaço onde a curiosidade é estimulada e a autonomia dos estudantes é valorizada”, afirma.

Diante da crescente presença da tecnologia na sociedade, preparar os alunos para lidar com esse cenário é essencial. A introdução da robótica nas escolas municipais reforça a necessidade de desenvolver habilidades digitais e pensamento crítico desde cedo.

“As aulas de robótica deixaram de ser uma tendência e se consolidaram como uma ferramenta essencial para formar estudantes mais preparados, criativos e conscientes”, conclui Aline.

 

  • Da redação com PMFI

 

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