Esquemas de segurança e mobilidade facilitam a realização do Carnaval em Foz

Foz do Iguaçu vai receber milhares de foliões no Carnaval “Da Aurora à Madrugada”. Para garantir uma festa segura e bem organizada, um plano integrado de segurança e mobilidade está sendo colocado em prática, envolvendo a Guarda Municipal, a Polícia Militar, o Foztrans, o Corpo de Bombeiros e equipes de segurança privada.

As estratégias incluem reforço no patrulhamento, bloqueios viários e transporte coletivo especial para atender a demanda de público. “Nosso objetivo é proporcionar um Carnaval que seja celebrado por todos, com segurança e conforto tanto para as famílias quanto para os foliões que escolheram Foz do Iguaçu como destino para essa festa tão importante”, afirmou o secretário municipal de Segurança Pública, Paulo Tinoco.

 

Segurança reforçada

As forças de segurança atuarão nos principais pontos de festa e em toda a cidade para prevenir incidentes. O policiamento será intensificado nos blocos de rua, nos palcos principais e nos bairros onde ocorrerão eventos carnavalescos.

Além do patrulhamento ostensivo da Guarda Municipal e da Polícia Militar, haverá monitoramento de áreas públicas e fiscalização contra consumo excessivo de álcool e infrações de trânsito. A segurança privada foi contratada para auxiliar no controle de multidões em eventos de grande porte.

 

O prefeito General Silva e Luna destacou a importância do planejamento: “Os iguaçuenses vão poder aproveitar o Carnaval com muita segurança, com muita cultura e diversão para todas as idades. Foz do Iguaçu merece uma grande festa, com atrações diversas, principalmente valorizando os nossos artistas locais, mostrando que nossa cidade inspira e trabalha”.

 

Alterações no trânsito

 

Para garantir a fluidez do trânsito e a segurança dos foliões, diversas ruas e avenidas terão bloqueios temporários entre os dias 1º e 4 de março. No Centro, a Praça da Paz será o principal palco da folia, e a Avenida JK estará interditada entre a Rua Quintino Bocaiúva e a Avenida Jorge Schimmelpfeng. Outras vias próximas, como a Travessa Oscar Muxfeldt e a Rua Barão do Rio Branco, também terão bloqueios.

Nos dias 1º e 2, os motoristas que seguem para a Avenida Jorge Schimmelpfeng serão desviados pela Avenida JK, seguindo pela Rua Tiradentes, Rua Dom Pedro II e Rua João Rouver. Nos dias 3 e 4, o desvio será feito pela Rua Jorge Sanwais devido ao aumento do público. No sentido Itaipu, o tráfego será desviado pela Rua Almirante Barroso.

Na Vila Yolanda, a Avenida Iguaçu será bloqueada no dia 1º para o evento Charanga da Yolanda, assim como a Rua Romário Vidal, onde ocorre o Bloco Vira Coco. Já no dia 2, a Avenida Brasil e a Rua Rui Barbosa serão interditadas para o Bloco Papai Urso, entre a Rua Xavier da Silva e a Rua Almirante Barroso. As interdições começarão ao meio-dia e as vias serão liberadas após o encerramento das festividades.

 

Transporte coletivo

Para facilitar o deslocamento dos foliões, o Foztrans organizou um esquema especial de transporte coletivo nos dias 3 e 4 de março. Serão disponibilizados ônibus saindo diretamente da Praça da Paz para as regiões do Morumbi, Porto Meira, Três Lagoas e Vila C. As saídas ocorrerão às 23h30 e 0h30, garantindo uma opção segura para o retorno dos participantes.

Nos dias 3 e 4, os horários dos ônibus seguirão a tabela de sábado. Nos demais dias, o transporte coletivo funcionará normalmente. A Central de Bilhetagem Única estará fechada durante o Carnaval e retomará o atendimento no dia 5 de março, às 13h30.

 

  • Da redação com PMFI / Foto: Christian Rizzi/PMFI

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *