Coluna do Corvo
Acabou-se fevereiro
Como não é ano bissexto o mês acaba é hoje mesmo e tecnicamente inicia oficialmente o Carnaval, porque para muita gente, toda a sexta-feira é uma folia; depois de uma semana de trabalho, escapando das chifradas do destino. Aos poucos estamos nos transformando em hábeis toureiros. Descontem a silhueta, por favor.
Começa amanhã em Foz
Ontem mesmo, em plena quinta-feira, havia um pierrô frequentando um supermercado, com máscara inclusive. Os seguranças estavam espertos, com aquela figura colorida circulando entre as gôndolas. O início da folia carnavalesca em Foz está programado para acontecer neste sábado, 10h, no calçadão da Rio Branco. Sim, 10 horas na matina, com performance teatral. Puxa vida, podiam convidar os foliões para a missa, com direito ao café da manhã.
Programação intensa
Sério, nunca este colunista viu uma programação tão “extensa” para quatro de dias de folia, contados 35 eventos, sem mencionar atividades paralelas e que estão sendo realizados por figuras fora da prefeitura. Há batuque nos bairros, reuniões com música e chope em diversos botecos famosos; hotéis realizarão folia para os hóspedes e convidaram moradores e amigos; e, também teremos a Charanga da Yolanda, que reedita o Carnaval da Saudade na tarde de amanhã (sábado).
A Charanga
“Prezado amigo colunista desmascarado, Corvo Bonato, fiquei muito feliz em saber que haverá um carnaval das antigas no bairro boêmio, cuja boemia anda devagar, diga-se. Como pode ser um bairro boêmio (muita gente vive escrevendo isso), se os botecos fecham cedo? Bem, mudando de assunto: todo mundo sabe que tem um dedinho seu nessa Charanga então esperamos de desta vez a folia não dure apenas uns anos e depois desapareça, como aconteceu com o Carnaval da Saudade. A estratégia é boa, um pouco longe do Centro, onde não há templos evangélicos e nem edifícios com figurões morando; mas tem uma igreja enorme lá perto. Já combinaram com o padre? E outra coisa, por que apenas um dia, se a ideia é tão boa?” J. Marcos V. S de Souza.
A charanga buzina
Prezado Marcos, folião das antigas, massagista das estrelas do futebol de várzea, soube que comemoraste 92 anos! Pelo visto estás em forma! Continua apertando a canela dos atletas? Pois bem, a Charanga é um “experimento” de folia, porque para as coisas darem certo, precisam ser bem planejadas. É o Bloco Papai Urso, pelas mãos e cabeça do Clóvis Quadros quem está organizando o evento, com a ajuda de muitos amigos; gente de todas as partes, inclusive de outros blocos, porque quando o assunto é Carnaval a rivalidade evapora. E, levando em conta esse “teste”, a opção foi realizar o evento apenas um dia em 2025. Se for positivo, como todos acreditam que será, há a possibilidade de mais um dia, provavelmente a terça-feira, no próximo ano.
Padre avisado
Sim, as festividades carnavalescas não afetarão a Igreja da Vila Iolanda e nem aos Templos nas cercanias. Os fiéis serão bem-vindos, bem como os padres e pastores, afinal não será uma folia pagã. As empresas, restaurantes e afins, próximas aos locais do evento poderão funcionar normalmente e claro, estarão perfeitamente integrados ao movimento. A Charanga da Yolanda foi pensada sob todos esses aspectos.
Carnaval legal
Foi-se o tempo que a irreverência carnavalesca falava mais alto. Em Foz as coisas não acontecem assim. É preciso formalizar um projeto, estudar o trânsito, contar com a participação dos órgãos públicos e por fim, esperar pelo Alvará, o documento que assegura a realização do evento. Foi o caminho percorrido pelo Clóvis, e que assegurou o sonho de muita gente em realizar a Charanga. A Avenida Iguaçu, na sua última quadra, que se encontra com a Avenida dos Imigrantes, será fechada na tarde de sábado, ou melhor, serão colocados cavaletes ou “foodtruk’s” atravessados nas pistas e o trânsito de veículos, será interrompido, a não ser para viaturas e ambulância. Todas as precauções necessárias estão sendo adotadas para receber o público. Acredita-se, a frequência será de crianças, pais, mães titios, avós e quem aprecia um evento mais tranquilo, familiar.
Controle
Mesmo sendo um evento realizado por CNPJ’s responsáveis, haverá sim controle, coibindo o uso de garrafas e vidros. A área do estabelecimento conhecido como Joãozinho Espetinhos será cercada para a frequência exclusiva dos clientes. Mas quem desejar, pode levar o seu cooler com bebidas. A exploração comercial também será controlada, dentro das normas de todos os eventos realizados em solo iguaçuense, leia-se, nas ruas. No mais é só curtir a festa, porque ela promete!
E o que haverá
Haverá um esquenta das 16h às 18h, período da chegada dos foliões, com uma programação de marchinhas infantis. Por volta das 18:30, subirá ao palco a grande Luana, acompanhada pelo maestro Ademir. Vale lembrar que são os precursores do Carnaval da Saudade! Eles embalarão a festa até perto do final, quando a batuta vai para as mãos da Bateria do Bloco Papai Urso. No entremeio haverá o desfile das fantasias infantis e o Carnafallspet. Dez foliões mirins desfilarão, em meio às marchinhas e as três crianças melhores pontuadas receberão uma excelente premiação. Os Pets concorrerão a prêmio único!
Mudando de assunto…
Este colunista adoraria gastar todo o espaço escrevendo sobre os bons carnavais e o que acontecerá neste ano, mas atendendo aos leitores, publicaremos outras informações. Haja bombas ameaçando estourar pela cidade e algumas com pavio pronto para acabar. O pós Carnaval de Foz do Iguaçu ameaça ser dos bons, em matéria de lamaçal político. Teremos do luxo ao trivial!
O profeta fake
Quem diria, o missionario da faixa “Jesus esta Voltando”, supostamente, não é tão santo como muita gente esperava. Andou mostrando o bilau para uma criança e acabou parando no xilindró, onde deverá atravessar o calor carnavalesco. Pensa o calor numa cela cheia de anjinhos? A criança estava a caminho da escola e o moçoilo, nem tão moço assim abriu a braguilha e expos a parte íntima ao Sol; isso aconteceu no Jardim Copacabana. Ele estaria no interior de um veículo.
Escapou por pouco
A situação revoltou a vizinhança a começar pelo pai da criança, que por pouco não fez o abusado engolir a bíblia, a que carrega embaixo do braço, dando uma de moralista e que ganhou um baita flagrante policial.
Personagem folclórico
O rapaz é muito conhecido na cidade, pois andar pelas ruas com faixas do tipo “Leia a Bíblia”, dentre outras. Segundo as testemunhas, muito revoltadas, o flagrado vive parado em frente as escolas, abordando as crianças. Doces é o que ele não costuma vender. Todavia o caso será bem apurado pela polícia, que não costuma errar.
Seu Jacobo
Uma recente postagem do ilustre Jacobo Schneider deu o que falar por esses dias. Ele escreveu: “lamentavelmente venho a este momento declamar mais uma vez a minha indignação com a Rede Globo! Estão apresentando um trailer sobre a próxima novela na qual Foz do Iguaçu e uma guia mal-educada que denigre a categoria. Como guia veterano e aposentado vejo nisso uma péssima propaganda para a cidade e toda a classe. O povo que assiste a essa ficção desistirá de visitar as Cataratas do Iguaçu! Aqui vai um apoio aos meus amigos que atuam na cidade!”
Coisas da Tv e do cinema
Obras de ficção são lá um tanto inofensivas, se dependesse delas Nova Iorque não seria uma das cidades mais visitadas do mundo, porque foi engolida pelo Godzila, derrubada pelo King Kong e explodida pelos terroristas, nos filmes e realidade. Qualquer obra realizada em Foz deve ser bem-vinda. Bom, é a segunda vez que a globo grava cenas similares e qual a novidade? Só mudaram os atores.