Coluna do Corvo

O janeiro da estreia

Segundo uma avaliação dos primeiros 30 dias no exercício do prefeito Joaquim Silva e Luna, o “Ecossistema de Gestão está estruturado para a administração municipal” e “em pleno funcionamento”. O modelo de governança é, segundo os estreantes, “baseado na integração entre os poderes Executivo e Legislativo, na cooperação intersetorial das secretarias e no alinhamento estratégico com as esferas estadual e federal”. Isso está permitindo avanços em todas as áreas.

 

Igual nos gramados

Há sempre muita expectativa depois que o técnico monta a seleção e todo mundo anseia pelo time em campo. Os novos governantes de Foz – porque há de se tratar o assunto assim, na base do conjunto e elenco – consideram que o modelo de gestão mostrou a pegada nas primeiras horas de mandato, com um “Mutirão da Limpeza”, a “ação efetiva e necessária que mobilizou secretários e equipes municipais para arejar e revitalizar ruas e espaços públicos. Em verdade o “mutirão” possui um sentido mais amplo, levando em conta que o General Silva e Luna amanheceu na companhia de limpeza da cidade e conversou com os gerentes, coletores e o povo da vassoura. Foi uma atitude inédita.

 

O sentido do mutirão

Ele é mesmo bem mais do que uma iniciativa de manutenção urbana. Para o General, “representa o compromisso de uma administração presente, atuante e comprometida com a melhoria da cidade desde o primeiro momento. Essa ação inaugural reforçou que a Prefeitura estará nas ruas, ao lado da população, com secretários e equipes trabalhando duro e incansavelmente para transformar Foz do Iguaçu”. Os políticos, em geral, enviam essas mensagens aos eleitores e contribuintes. Jânio Quadros, por exemplo, passou aerossol de matar percevejos na cadeira do antecessor.

 

Sustentação

O Ecossistema de Gestão que foi concebido pelo General Silva e Luna se sustenta em pilares como “o planejamento, execução eficiente, acompanhamento rigoroso de resultados e ajustes estratégicos e em tempo real”. “É um modelo transparente e que propõe a eficiência administrativa, com a cooperação e a harmonia entre os agentes públicos, assegurando que todas as iniciativas estejam conectadas ao desenvolvimento sustentável da cidade”, diz a avaliação.

 

Interlocução

Essa “compreensão elevada” entre os agentes públicos é muito importante e exige manutenção permanente de diálogo da estrutura municipal com o Legislativo, as bancadas estadual e federal, incluindo o governo do Estado. “A união de esforços permitiu que, em apenas um mês, Foz do Iguaçu avançasse significativamente em captação de recursos”, consta no relatório.

 

O balanço

Na área de “Captação de Recursos e Investimentos”, em reunião com o Governador Ratinho Júnior, o prefeito tratou de parcerias estratégicas em infraestrutura, saúde e segurança, garantindo apoio do Estado para projetos de grande impacto. Houve também um alinhamento com a Casa Civil do Paraná e neste caso, Silva e Luna oficializou as indicações dos deputados Hussein Bakri, Márcio Nunes e Alexandre Curi, como os representantes de Foz junto à Casa Civil, facilitando o acesso a recursos estaduais. Não perguntem ao deputado Matheus Vermelho o que achou da ideia.

 

A bancada federal

O prefeito também manteve encontros com parlamentares federais, e destaca o trabalho com o deputado Fernando Giacobo, que é o presidente do seu partido no Estado, o PL. Fernando viabilizou R$ 30 milhões para a saúde, e, o que se espera é que o valor ajude na redução das filas de cirurgias e dê mais musculatura ao atendimento hospitalar.

 

Ministros e ministérios

No primeiro mês de governo (31 dias) o prefeito esteve em Ministérios e demais órgão públicos em Brasília. Foi uma agenda intensa de reuniões com ministros em busca de investimentos federais para infraestrutura, turismo e segurança pública.

 

Investimentos Privados

O General Silva e Luna realizou encontros com o setor privado como a ampliação da parceria com a CCR Aeroportos, celebrando a conclusão das obras do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, onde o impacto é muito positivo para o turismo e negócios da região. Ele também reintegrou Foz ao Conselho dos Municípios Lindeiros depois de uma década fora do grupo, que atua bastante em projetos de desenvolvimento regional.

 

Arrumação da casa

O governo municipal organizou um Projeto de Reestruturação Administrativa e que foi enviado à Câmara, propondo uma reorganização de setores estratégicos para otimizar recursos e melhorar a prestação de serviços. Isso começou antes mesmo da posse, com a nomeação da “Equipe de Governo”, com secretários escolhidos com base em critérios técnicos e o compromisso com resultados. A modernização da gestão visa fortalecer a capacidade de resposta da prefeitura e garante maior eficiência administrativa.

 

Na Saúde

Para a administração, o setor foi tratado como prioridade, com os investimentos na redução das filas e melhoria no atendimento; “houve uma Intensificação das relações institucionais com a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, para destravar processos e viabilizar recursos e compromissos, como a construção de uma nova UPA no Porto Meira. A prefeitura realiza uma força-tarefa no combate à Dengue, com apoio do Ministério da Saúde. Na área social houve uma ampliação no atendimento a pessoas em situação de rua; a prefeitura reforçou o suporte médico e social para a população vulnerável.

 

Educação

O município trabalha a contratação de 138 novos profissionais, sendo 101 professores; atua para a inserção de “Tecnologia no Ensino” e na modernização o processo de aprendizagem nas escolas. No início do exercício 2025 houve a Liberação do Cartão Material Escolar e a implementação da Plataforma de IA “Matific”, beneficiando 50 escolas municipais no ensino da matemática.

 

Infraestrutura e Mobilidade Urbana

A prefeitura segue nas ações de recapeamento da Avenida Paraná e melhorias no sistema viário; implementa mais mutirões de limpeza em bairros estratégicos e adota medidas mais efetivas para a solução para o Trevo do Charrua, considerado um ponto crítico em mobilidade urbana. O local continua separando a cidade.

 

Segurança Pública

Chamou bastante a atenção dos contribuintes, a entrega de veículos elétricos para a Guarda Municipal. Eles serão usados no patrulhamento no corredor turístico. A Guarda também avança no reforço de efetivo e, uma ação de destaque a integração entre forças de segurança para reforço no policiamento. As medidas refletirão na redução da criminalidade e fortalecimento da segurança urbana.

 

Turismo

O setor iniciou o ano criando uma equipe interna de Marketing para promoção digital de Foz; a cidade participou da FITUR 2025 na Espanha, na tarefa de divulgar os atrativos de Foz como destino turístico global. A secretaria está reconstruindo todo o sistema de relacionamento com os parceiros e atrativos.

 

Cultura

A Fundação Cultural se movimenta para dar vida aos eventos e estruturas que são muito frequentadas pelo cidadão, como a Feirinha da JK. As ações são de valorização da cultura local; como a celebração do Ano Novo Chinês, valorizando a diversidade. Foz se prepara para o Carnaval, abraçando o tema “Da Aurora à Madrugada”, retomando a festa popular na área central e apoiando outras localidades.

 

 

Meio Ambiente e Sustentabilidade

O setor trabalha a recuperação da Competência Municipal para Licenciamento Ambiental; volta a atuar na urbanização da Ocupação Bubas em parceria com o Paranacidade para melhoria da infraestrutura local e regularização fundiária; lança a campanha de Combate à Esporotricose, com ações preventivas para conter a doença que afeta humanos e gatos.

 

Assistência Social

A secretaria lançou o projeto “Ação Ruas Visíveis”, com objetivo de reduzir e prestar atendimento digno às pessoas em situação de rua, e em abordagens integradas com as Secretarias de Saúde, Segurança Pública, Meio Ambiente e Foz Habita. O Restaurante Popular ganha força de implantação com a participação do Gabinete do Prefeito e a Secretaria de Planejamento. O setor Social conferiu os equipamentos públicos da rede de assistência, acolhendo as demandas e planejando respostas em conjunto com os trabalhadores; escuta da população: reuniões com núcleos de bairros e comerciantes para alinhamento de ações conjuntas e oportunidades às pessoas em situação de rua; realização de parcerias para aproximação dos acadêmicos e professores para contribuição na melhoria das atividades.

 

Transformação digital e modernização

Há demandas na digitalização de processos na Procuradoria-Geral para maior eficiência nos procedimentos administrativos; a aplicação de Inteligência Artificial na Educação (como mencionado acima); expansão no Uso de tecnologia no trânsito com a finalidade de executar o planejamento, monitoramento e controle do tráfego. Então, que que venha o restante do ano! Uma boa semana aos leitores!

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