Porto Seco de Foz do Iguaçu supera recorde e movimenta mais de R$ 50 bilhões em 2024

O Porto Seco de Foz do Iguaçu é um dos maiores Portos Secos da América Latina e conta com uma localização privilegiada entre Brasil, Paraguai e Argentina. Possui sistema integrado com o Siscomex, com os órgãos anuentes e com a cadeia logística, agilizando a liberação de cargas rodoviárias. Além disso é o único Porto Seco do Brasil a oferecer Operação Noturna de Grãos a granel.

Em 2024, o Porto Seco de Foz do Iguaçu bateu mais um recorde de movimentação no setor do comércio exterior. Ao longo dos doze meses do último ano foram movimentadas 5.622.542.391,78 toneladas de produtos e mercadorias resultando na cifra total de US$ 8.607.082.870,16 (aproximadamente R$ 50,74 bilhões). Os valores superam em 129,52% o total do peso e em 29,11% o montante da corrente do comércio exterior em relação ao ano de 2023.

Esta quantia está distribuída em 2.508.391.589,06 toneladas de produtos exportados, no valor de US$ 4.238.282.314,74, e 3.114.150.802,72 toneladas de produtos importados, no valor de US$ 4.368.800.555,42.

Os quadros da sequência apresentam os pesos e valores totais das cargas de importação e exportação que ingressaram no Porto Seco de Foz do Iguaçu para o desembaraço em 2024.

 

Corrente de Comércio Exterior no Porto Seco de Foz do Iguaçu – 2024
Total por tipos 2023 2024 Diferença %
Peso Exportação (toneladas) 1.496.430.840,03 2.508.391.589,06 67,62
Peso Importação (toneladas) 953.241.058,82 3.114.150.802,72 226,69
Total de Toneladas 2.449.671.898,85 5.622.542.391,78 129,52
Valor Exportação (US$) 3.964.306.630,79 4.238.282.314,74 6,91
Valor Importação (US$) 2.702.402.067,64 4.368.800.555,42 61,66
Total da Corrente de Comércio Exterior (US$) 6.666.708.698,43 8.607.082.870,16 29,11

Fluxo de caminhões

Fazendo uma abordagem por país, o fluxo de caminhões, entre exportações e importações, temos:

Com o Paraguai, o fluxo em 2024 totalizou a passagem de 73.809 caminhões na exportação e 77.914 caminhões na importação, com o total de 151.723 caminhões, representando 77,17% do total de caminhões.

Com a Argentina, o fluxo em 2024 totalizou a passagem de 9.234 caminhões na exportação e 35.642 caminhões na importação, com o total de 44.876 caminhões, representando 22,82% do total de caminhões.

As importações representam 57,76% do fluxo de caminhões, enquanto que as exportações representam 42,24%. O quadro abaixo demonstra a quantidade total de caminhões, sua procedência e percentual:

QUANTIDADE DE CAMINHÕES DA CORRENTE DE COMÉRCIO EXTERIOR – 2024
País Total de Caminhões Nº Caminhões Importação Argentina/Paraguai Nº Caminhões Exportação Argentina/Paraguai
Argentina 44.876 35.642 9.234
Paraguai 151.723 77.914 73.809
Total 196.599 113.556 83.043
Participação do Total 57,76% 42,24%

 

O Porto Seco de Foz do Iguaçu reafirma sua liderança como um dos maiores da América Latina em movimentação de veículos e valores comercializados. O total de 196.599 caminhões liberados ao longo de 2024 representa um acréscimo de 11,65% em relação ao ano anterior.

Os quadros abaixo apresentam os números de caminhões com cargas de importação e exportação que ingressaram no Porto Seco de Foz do Iguaçu em 2024, destacando os países de procedência/destino:

 

Número de Caminhões Liberados – IMPORTAÇÃO no Porto Seco de Foz do Iguaçu
País de origem 2023 2024 % em relação ao ano anterior
Argentina 29.906 35.642 19,18
Paraguai 59.461 77.914 31,03
Total 89.367 113.556 27,07

 

Número de Caminhões Liberados – EXPORTAÇÃO no Porto Seco de Foz do Iguaçu
País de destino 2023 2024 % em relação ao ano anterior
Argentina 11.605 9.234 -20,43
Paraguai 75.118 73.809 -1,74
Total 86.723 83.043 -4,24
Total Geral de Caminhões 176.090 196.599 11,65

Mercadorias desembaraçadas

Uma infinidade de mercadorias foi desembaraçada no Porto Seco de Foz do Iguaçu durante o ano de 2024. Os principais gêneros exportados para o Paraguai foram cimento, fertilizantes, adubos e maquinários agrícolas. Já para a Argentina foram veículos automotivos, peças e madeira.

As principais mercadorias importadas do Paraguai foram grãos (arroz, trigo, milho e soja), carne, aparas de ferro e têxtil; e da Argentina vieram, principalmente, peixes, frutas, alhos, azeitonas, feijão, farinha de trigo e celulose.

O quadro abaixo ilustra bem essas mercadorias conforme origem/destino das mesmas:

 

 

ME RCA DOR IAS – 202

4

REGIME ORIGEM MERCADORIAS
 

IMPORTAÇÃO

ARGENTINA Peixes, frutas, alhos, azeitonas, feijão, farinha de trigo

e celulose

PARAGUAI Carne, aparas de ferro e têxtil
OPERAÇÃO NOTURNA PARAGUAI Grãos (arroz, trigo, milho e soja)
REGIME DESTINO MERCADORIAS
EXPORTAÇÃO PARAGUAI Cimento, fertilizantes, adubos e maquinários agrícolas
ARGENTINA Veículos automotivos, peças e madeira

A cidade de Foz do Iguaçu vem passando por uma mudança na sua infraestrutura de logística e viária, tendo em andamento várias obras financiadas pelo governo estadual e federal, como é o caso da ligação das novas aduanas Brasil/Argentina e Brasil/Paraguai até a BR 277, através da Perimetral Leste.

No momento, nota-se também a duplicação da Avenida das Cataratas e a ampliação da pista do aeroporto como obras importantes para a região.

Ainda será construído o novo Porto Seco, nas margens da BR 277, dando mais agilidade ao fluxo de caminhões e movimentação de cargas, gerando assim benefícios para os habitantes e turistas com a eliminação do tráfego de caminhões pela região central da cidade. Outro benefício de destaque será o aumento do fluxo de mercadorias entre o Brasil e seus principais parceiros comerciais na América Latina: Argentina, Paraguai e Chile.

 

Esse conjunto de obras possibilita maior agilidade, fluidez e segurança viária no trânsito da cidade e contribui cada vez mais com o setor de turismo que se destaca a cada ano que passa e permite que Foz do Iguaçu seja um dos melhores destinos de turismo do mundo. As transformações na infraestrutura do município prometem impactar positivamente o comércio exterior e a economia – em âmbito regional e nacional.

  • AI RF / Foto: RF

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