Guarda Mirim de Foz abre inscrições a novos integrantes; veja como participar
A Guarda Mirim de Foz do Iguaçu abriu, nesta quarta-feira (15), as inscrições para contratação de jovens aprendizes interessados em cursos de capacitação técnica-profissional e encaminhamento ao primeiro emprego formal. O procedimento prossegue até o dia 31 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. De acordo com a organização, as inscrições são abertas para adolescentes com idade entre 14 anos completos e 17 anos e 11 meses, que estejam regularmente matriculados e frequentando a escola.
A inscrição pode ser realizada pelo próprio adolescente, pelos pais ou pelo responsável legal, informa a Guarda Mirim. Para efetuar o procedimento é obrigatório o CPF do adolescente e comprovante de residência atualizado. Todos que chegarem durante o período de inscrições serão atendidos por ordem de chegada, mediante a distribuição de senhas. A organização reforça que a inscrição representa apenas um cadastro, ou seja, o ingresso fica sujeito à quantidade de vagas disponíveis nos estabelecimentos contratantes.
O programa oferecido pela Guarda Mirim busca a formação técnico-profissional de adolescentes de 14 a 18 anos, como forma de integração ao mundo do trabalho. A instituição, localizada na Rua Tadeu Trompschinski, 56, Maracanã (perto do Muffato do Boicy), inclui atividades complementares, como esporte, lazer, cultura, saúde e alimentação. O programa é mantido por meio de parcerias com outras instituições e empresas.
O Professor Rafael Turcatto reforça que o ingresso na Guarda Mirim estará sujeito à disponibilidade de vagas nos estabelecimentos contratantes. “Essa inscrição não garante uma vaga de trabalho ao adolescente, ele vai entrar no nosso banco de dados e conforme a disponibilidade das empresas, ele vai entrando nas empresas”, afirmou.
O adolescente, segundo ele, precisa ter 14 anos completos na data da inscrição, ou seja, até o dia 31 de janeiro (sexta-feira). “Se ele fizer 14 em fevereiro, em março, não pode fazer inscrição, o sistema não aceita. Infelizmente, as vezes acontece, as pessoas não se atentam a essas informações, e ai chega aqui e não consegue fazer a inscrição”, concluiu Rafael Turcatto.
História
A Guarda Mirim de Foz do Iguaçu, prestes a completar meio século de fundação, encaminhou aproximadamente 35 mil jovens ao mercado de trabalho. O programa de atenção aos adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social é documentado e fiscalizado por 13 órgãos. A instituição foi criada em 26 de julho de 1977, pela ex-primeira-dama Léa Leone Vianna.
Muitos dos jovens que passaram pela instituição, hoje são pessoas formadas, que tiveram seus primeiros passos no mercado de trabalho guiados pela Guarda Mirim e servem de exemplo à nova geração, destaca a diretoria. A parceria com a Itaipu, firmada em 1998, garante uma média de 250 e 300 encaminhamento de jovens todos anos ao Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIIT).
A organização também mantém parcerias antigas com a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e outros órgãos governamentais e empresas da iniciativa privada. A Guarda Mirim conta, em seus quadros, com profissionais como psicólogos e assistentes sociais, entre outros, que ajudam a monitorar os jovens assistidos.
- Da Redação / Foto: reprodução GM