Palavra Livre
Pré-campanha
O vice-prefeito Ricardo Nascimento (PSD) já se movimenta para estruturar sua pré-campanha a deputado estadual em 2026, o que vem provocando certa ciumeira de aliados mais bolsonaristas do prefeito Silva e Luna (PL).
Erramos
O leitor corrigiu a coluna. O vereador Evandro Ferreira (PSD) votou contra a criação de novos cargos na Câmara Municipal. Na reforma administrativa do prefeito Silva e Luna (PL), Ferreira votou a favor. Fica o registro.
Prefeitas
O 2º Encontro de Prefeitas e Vereadoras do Paraná será nos dias 19 e 20 de fevereiro no plenário da Assembleia Legislativa. A conferência vai debater conjuntura política, políticas públicas, importância dos espaços de discussão e elaboração de projetos, poder feminino e estratégias para mais espaços nas esferas de poder. “Vamos fortalecer a representatividade feminina na política. O encontro abordará temas técnicos, como regimento interno das câmaras, estratégias de comunicação política e elaboração de projetos de lei”, disse a deputada Cloara Pinheiro (PSD), procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa.
Titulares
Wilmar Reichembach (PSD), Jairo Tamura (PL) e Dr. Leônidas (CDN) foram empossados no dia 1º de janeiro na Assembleia Legislativa. Eles ocupam as vagas abertas pelos deputados Tiago Amaral (PSD), Marcel Micheletto (PL) e Douglas Fabrício (CDN), que renunciaram para assumir as prefeituras de Londrina, Assis Chateaubriand e Campo Mourão, respectivamente.
Há controvérsias
O ex-deputado Michele Caputo (PSDB) pretende a vaga de Dr. Leônidas, que saiu e voltou ao CDN. A mesma situação de Jairo Tamura – saiu e voltou ao PL – e sua vaga é pretendida por Ogier Buchi (PL). Na mesma disputa das duas vargas estão Herivelto Oliveira (CD) e Carlise Kwiatkowski (PL) – vereadora e procuradora da Mulher da Câmara Municipal de Curitiba.
Compromisso
O presidente da Itaipu Binacional, Enio Verri, garantiu ao Contraponto da Cultura que não haverá qualquer descontinuidade nos convênios firmados com a prefeitura de Foz do Iguaçu, reafirmou os R$ 2 bilhões investidos na cidade e que vai continuar com os investimentos nos próximos dois anos (2025-2026), principalmente no setor de turismo. “Temos compromisso com a cidade de Foz do Iguaçu. Por exemplo, vamos entregar as 254 casas, aliás as obras já estão a pleno vapor e já tem casa pronta. Pelo Minha Casa Minha Vida serão construídas mais 352 novas moradias e outras 516 em três novos conjuntos habitacionais. Tudo será entregue”, disse Verri.
Respeito
Verri disse que o prefeito Silva e Luna (PL) foi eleito em primeiro turno, tem o apoio da maioria dos moradores e a Itaipu vai respeitá-lo como prefeito. “Nós vamos continuar mantendo todos os investimentos que temos. E nos investimentos julgamos que é importante dentro do conceito do planejamento da Itaipu, podem contar conosco”, acrescentou. Ele citou ainda as obras da Perimetral Leste, da duplicação da Rodovia das Cataratas e da revitalização das avenidas JK e Paraná, além dos investimentos no turismo e em apoio às entidades sociais.
Novo time
Nelson Rodrigues anunciou mudanças no time de âncoras e apresentadores da Rádio Cultura. O jornalista e advogado Airton José voltou ao comando do Jornal da Cultura no lugar do jornalista Dante Quadra que foi para a RPC. No Contraponto, voltaram à bancada a advogada e jornalista Natália Peres e o professor Josué Calebe, e o advogado Joel de Lima. O repórter Eli Silva continua na reportagem das externas.
Procuradora
A vereadora Anice Gazzaoui (PP) foi eleita Procuradora da Mulher da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu. A vereadora Valentina (PT) é a procuradora. Elas foram escolhidas pela nova bancada feminina – Anice Professora Márcia Bachixte (MDB), Valentina e Yasmin Hachem (PV) – e pelo presidente do legislativo, vereador Paulo Debrito (PL). A Procuradoria da Mulher fiscaliza e acompanha as políticas públicas e programas direcionados às mulheres, fortalecendo a rede de proteção às mulheres.
Plano do Clima
O ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD) visitou o prefeito Silva e Luna (PL) e foi recebido também pelo vice-prefeito Ricardo Nascimento (PL), pelos secretários Eduardo Garrido (Finanças) e Jin Petrycoski (Turismo) e pelo presidente da Fundação Cultural, Dalmont Benites. Greca, que deve assumir a Secretaria Estadual das Cidades, adiantou que o BID vai financiar o Plano do Clima para Foz do Iguaçu.
Padrinhos
O ex-vereador Admilson Galhardo (PL) emplacou o assessor Felipe Samways no Departamento de Serviços e Manutenção da Secretaria de Obras. O nome de Samways teve apoio ainda da indicação do deputado Fernando Giacobo, presidente estadual do PL.
Bronca
Três vereadores do PL estão bravos com Galhardo. Bosco de Foz, Soldado Fruet e Adriano Rorato reclamaram das críticas que vem recebendo do ex-vereador nas redes sociais.
Lupa
O novo diretor do Centro de Convenções, Gabriel Rugoni, terá a missão de averiguar os serviços contratados e a contabilidade da antiga gestão. Como já foi noticiado, o Gaeco se debruçou sobre alguns atos administrativos tomados no final do governo anterior.
Vagas
Rafael Greca (PSD), Leonaldo Paranhos (Podemos), Ulisses Maia (PSD), Chico Brasieiro (PSD), Robson Cantu (PSD), Cleber Fontana (PSDB), Karla Galende (PSD), Berto Silva (Podemos), Tauillo Tezelli (CD), Amin Hannouche (PSD) são ex-prefeitos e ex-prefeitas que esperam um espaço no governo do Estado até 2026 – ano que em que podem disputar uma das vagas no Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa ou na chapa para o Governo do Estado.
Tarifa Zero
Cascavel e Curitiba começaram 2025 com a domingueira no transporte coletivo. Em Cascavel, os usuários não pagam a tarifa aos domingos. Em Curitiba, a domingueira custa meia tarifa (R$ 3,00) e o prefeito Eduardo Pimentel (PSD) disse que neste ano, o segundo consecutivo, não haverá aumento da passagem, Outro projeto previsto para o primeiro trimestre é o “Tarifa zero para quem precisa”, que atenderá pessoas cadastradas no Sine em busca de emprego. No Piauí, o governador Rafael Fonteles (PT) instituiu a tarifa zero no metrô de Teresina que tem 13,5 km e vai da zona sudeste até o centro da cidade.
Há vagas
A Fafen-PR abriu vagas para 43 ocupações (de almoxarife, engenheiro, tubista, administrativos e técnicos) para contratação. Durante a fase de intervenção para o retorno operacional, serão gerados mais de dois mil empregos, incluindo trabalhadores da Fafen Araucária e de empresas contratadas. Após a retomada das atividades, 700 empregos diretos devem ser mantidos.
- Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser