Prainha de Três Lagoas será aberta neste sábado, com atuação de guarda-vidas
A popular prainha de Três Lagoas deve ser aberta ao público neste sábado (21) junto com o início da Operação Verão Maior Costa Oeste. O espaço está passando por limpeza e pequenas revitalizações, que estão sendo executadas pela Secretaria de Esportes e Lazer, para garantir comodidade aos moradores e turistas de Foz do Iguaçu.
O balneário público ficará aberto apenas durante o dia. Acampamentos com barracas não serão permitidos no período da noite por questões de segurança. As autoridades pedem que a população respeite as normas e colabore com a limpeza do local para que todos possam desfrutar da temporada de verão com tranquilidade.
Além do corte de grama, retirada de lixo e entulho, também foi necessária a instalação de novas torneiras e chuveiros nos banheiros da prainha. Os itens foram alvos de vandalismo e furtos nos últimos meses, gerando transtornos e gastos extras.
Para garantir a segurança aos banhistas, guarda-vidas do Corpo de Bombeiros atuarão todos os dias até o Carnaval, orientando a população sobre os pontos adequados para banho, cuidados com as crianças, e medidas para evitar afogamentos, acidentes com animais e outros transtornos.
Equipes da Polícia Militar e Guarda Municipal também realizarão patrulhamentos constantes. A ação ocorreu simultaneamente em Foz e nos municípios São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Itaipulândia, Missal e Santa Helena, todos lindeiros ao Lago de Itaipu.
“A Operação contará com ações de orientação e reforço na segurança das áreas de lazer mais movimentadas, com equipes treinadas para garantir que as festas de fim de ano sejam tranquilas e seguras para todos. O Corpo de Bombeiros também reforçou que práticas simples, como o uso de coletes salva-vidas e a atenção constante, podem evitar acidentes graves”, adiantou o soldado Frey.
A comunidade e os visitantes são orientados a seguir as instruções de segurança dos guarda-vidas, respeitando os limites demarcados para banho e evitando práticas que possam colocar em risco a integridade dos frequentadores.
Evite acidentes
O Corpo de Bombeiros destaca que o conhecimento das instruções sobre segurança em rios, cachoeiras, praias e piscinas é fundamental para garantir um verão tranquilo e prevenir incidentes. Nas praias, é preciso se atentar para banhos apenas em áreas protegidas por guarda-vidas, que podem ser identificadas pelas bandeiras de cor vermelha sobre amarelo.
Além disso, o uso de bebidas alcoólicas é desaconselhado, bem como a tentativa de resgate de pessoas que estão se afogando. O Corpo de Bombeiros ainda alerta que os banhistas das praias devem se certificar da profundidade da água antes de realizar mergulhos e devem evitar adentrar em valas, pois aparentam calmaria, mas possuem maior correnteza.
O cuidado também se estende aos pescadores, que são desaconselhados a se posicionar em cima de pedras que podem ser alcançadas por ondas. Em rios, não é desaconselhável saltar de cabeça, especialmente em locais em que não se conhece a profundidade e a presença de pedras.
- Da redação / Foto: Secretaria de Esporte e Lazer