Projeto Plantas Medicinais contribui em audiência que irá atualizar lei das PICS
Instituir um Fórum Parlamentar de debate das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e criar um grupo de trabalho que irá conduzir as tratativas de aprimoramento na lei 19.785 2018. Essas duas demandas estão na base da lista das ações elencadas a serem colocadas em prática, ao final da audiência pública convocada pelo deputado estadual, professor Lemos, sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, realizada nesta semana na Assembleia Legislativa do Paraná.
O objetivo da audiência pública, que reuniu lideranças de vários segmentos da sociedade civil e organizada, bem como os poderes público e privado, busca atualizar e complementar a lei aprovada em 2018, em relação à política e programas de saúde, instrumentos de gestão do SUS, além do aprimoramento do texto atual.
Entre os convidados, o professor doutor Jair Kotz, esteve presente representando o projeto de Territorialização das Plantas Medicinais e Fitoterápicos, desenvolvido pela Sustentec em parceria com a Itaipu Binacional.
Kotz falou dos resultados positivos atingidos até o momento dentro do projeto e enfatizou a necessidade da ampliação de alguns pontos, como exemplo, a aceleração na compra direta pelo estado. “A abordagem territorial por dentro do sistema, avançando em todas as cadeias, vai reforçar ainda mais o nosso Paraná como o maior produtor nacional de plantas medicinais”, disse ele.
Participantes– Entre os convidados, estiveram a coordenadora da Rede PICS PR, Katia Torres; a representante da Secretaria Estadual de Saúde, Cristina Klobukoski; da Itaipu Binacional, Romualdo Juliano; da CONAPIC, Alan Kornin; o presidente do Conselho Regional de Farmácias do Paraná, Vinicius Bednarczuk. Por meio de mensagem em vídeo, o deputado federal Elton Welter, reforçou seu apoio as tratativas e que não medirá esforços para contribuir no que for necessário.
Contribuíram ainda com sugestões para o incremento da lei, a enfermeira que atua no projeto Plantas Medicinais, Cleide Santos e Roseli Turcatel Motter, representante do Yantem e parceira do projeto Sustentec/Itaipu.
- Da Assessoria / Fotos: AL