Coluna do Corvo

Chuva

Primeiro o povo reza para chover, esperando aliviar o calor, e, a romaria é tamanha que São Padro manda água sem dó e piedade; a dona Santa Bárbara não desperdiça os raios e ventanias; com isso, acaba a luz a água, é um Deus nos acuda! Aí todo mundo vai rogar esperando a chuva cessar. O aguaceiro atrapalhou e muito os planos das festas e shows natalinos no Gramadão e na Praça da Paz e isso não mexeu apenas com os organizadores e frequentadores, mas com todos os que abasteceram as barracas, trailers de comidas, caixas térmicas de bebidas e afins. Vai Sol, devolve a paz. Muita gente sonhou com o movimento no afã de quitar as pendências de final de ano e haja contas!

 

Humidade

Apesar da chuva, o clima húmido roubou a cena; a impressão é que vamos inverter a ordem natural e voltar a ser sapos. Com a humidade tudo é mais pesado, exercendo uma pressão danada e, não demora, aparecem os ácaros, o mofo, o cheiro de cachorro molhado; é aí que as coisas se complicam, vamos parar no UPA e não entendemos a razão. Chuva é uma coisa boa, mas na medida certa. O problema é que isso foi desregrado e jamais teremos estabilidade climática, pelo menos nos próximos 200 ou 300 anos. Precisamos nos conformar e tratar de encontrar saídas.

 

Pedro Basso

A grande atração de Natal de Foz do Iguaçu neste ano, sem demérito às demais tem sido a Avenida Pedro Basso, com o seu fabuloso túnel de árvores iluminadas, encantando que por lá passa, mesmo que um galho despenque em cima do capô do automóvel. Batizada como a “Rua Mais Bonita da Cidade” a via tem recebido o trânsito de moradores e até turistas, porque os guias fazem a maior propaganda nos roteiros. O mais novo título é “Rua da Casa do Papai Noel”.

 

Diplomação

A diplomação dos eleitos que assumirão os mandatos a partir de 1º de janeiro aconteceu na segunda-feira e foi acompanhada de festa por familiares e convidados. Não foi apenas um vereador diplomado que andou reclamando do espaço pequeno para os convivas; ele queria levar os “eleitores mais próximos”, mas não deixaram. É em situações assim que imaginamos o que acontecerá na festa de posse! Estão reservando lugar até para a gaiola do papagaio.

 

Apreensão

Mas o caso é que alguns diplomados até tentaram disfarçar, mas não esconderam a apreensão. Enquanto a festa acontece, ao menos duas ações seguem na Justiça pedindo cassação de chapas por suposta fraude no cumprimento da cota feminina nas eleições proporcionais. Isso pode gerar recontagem dos votos e mudar substancialmente a composição da Câmara.

 

Quem não acredita?

“Ah, isso tudo é fake, invenção de quem não gosta dos vereadores eleitos e quer a vaga deles”. O problema é que não é “fake” coisa nenhuma, a ação segue e deve ir bater no Tribunal Eleitoral e é logo que sai o resultado. Há risco de muita gente sumir, com medo do oficial de Justiça e, aparecer só no dia da posse.

 

Lá vai ele…

Diplomado, o General Silva e Luna sente-se um pouco mais municiado para visitar os gabinetes em Brasília e passar o quepe com antecipação. Ele está de olho o setor mais problemático, a Saúde. E aí as velhas e agourentas línguas vão dizer: “como ele vai bater na porta dos ministérios do PT e aliados?”. Silva e Luna diz não ter o menor problema com isso, é o prefeito eleito de Foz e isso fala alto. E no fim fala mesmo, é preciso admitir. Ministérios possuem um compromisso com a população, antes de tudo. E no mais as eleições de 2026 já começaram.

 

Passado e presente

O General Silva e Luna, apesar de militar em partido da direita, mesma legenda de Jair Bolsonaro, é bem entrosado com uma porção de políticos do centro e esquerda, não podemos esquecer que mantém ligações com o Planalto deste os tempos do Fernando Henrique Cardoso; esteve próximo dos dois primeiros governos de Lula, Dilma, onde exerceu cargos relevantes. Certamente conservou portas bem abertas. No fim das contas é assim que La Nave Vá, sem muitos mistérios.

 

Ricardinho

Ainda não se sabe se o vice-prefeito eleito, o apresentador Ricardinho, retornará às câmeras. Ele mesmo diz que está pensando muito nisso, afinal de contas, foi um campeão de audiência. Há empecilho? Parece que não, mas este colunista pediu um parecer bem ajustado sobre a situação. Tudo depende também da emissora. Mas uma coisa é certa: ele escolheu o seu destino e agora deve levar adiante, pode muito bem alimentar redes sociais, porque não perderá a “majestade” mesmo deixando o trono. O objetivo agora é outro; precisa se encaixar bem na cadeira de político, porque o futuro pode lhe reservar muitas surpresas boas.

 

Qualidades?

Ricardinho é um homem do bem, sempre devotado às causas públicas, atento às necessidades das populações, isso pode ser um diferencial no seu exercício de vice, apoiando diretamente o General em sua cruzada de encaixar os pinos em Foz. Haja coisas para acertar e tocar adiante.

 

“Reformona”

Quando se menciona os Ministérios, é necessário pensar na “reforma” que os presidentes sempre planejam ao ingressarem nos dois anos finais de mandato. Lula é chegado em reformar o ambiente e tudo indica que tentará fazer uma amarração com as lideranças políticas em todo o país. Segundo um analista, ele poderá trocar até 60% dos nomeados em pastas relevantes. Será que vai mexer na Economia? Fernando Haddad parece convicto que não.

 

Vamos até Marte?

Se depender do Donald Trump isso é uma missão importantíssima. Ele escolheu o “bilhardário” Jared Isaacman para ser novo administrador da NASA. O caso é que muita gente não liga com a recuperação do Planeta e, por essas e outras, é mais barato ir procurar outro lugar para abrigar a raça humana, que barbaridade!

 

Senna a telinha

Este colunista viu a série que está sendo exibida pela Netflix. As cenas de automobilismo são fantásticas. É difícil imaginar onde e como conseguiram tantos carros de corridas antigos e as imagens não parecem ser realizadas por inteligência artificial. É um bom programa para quem gosta de maratonar, afinal são apenas seis capítulos. Vale a pena assistir. Hoje inicia “Cem anos de Solidão”. A pipoca está garantida.

 

Bela ação solidária

A árvore PET roubou a cena no final de semana. Somente no Shopping Catuaí, foram arrecadados mais de 100 quilos de ração, olha que maravilha! Quem diria, algo tão simples poderia chamar tanto a atenção? A verdade é que a população é muito sensível à causa animal e quer ajudar. A ração será destinada aos animais do abrigo Jupira.

 

Um mercadinho show de bola

Quem vive na área sul da cidade faz uso do comércio local. Há todos os tipos de estabelecimentos. No setor que compreende o Bairro Carimã, agrupando as localidades do Jardim Buenos Aires e Novo Horizonte, e, com as dificuldades de acessar a BR 469, em época de obras, aumentou e muito a responsabilidade dos comerciantes, que precisaram investir em ampliações e com isso, tornar a vida da freguesia mais confortável. Um dos exemplos é o Mercado Cantinho da Família, que quase dobrou de tamanho, prestes a inaugurar mais uma nova ala. É preciso cumprimentar publicamente a iniciativa dos proprietários, porque não param um segundo quando o assunto é agradar os moradores. É um supermercado completo, com açougue, indústria panificadora da melhor qualidade e com preços muito competitivos aos das grandes redes. Isso ajuda bastante a população economizar, sem o transtorno de precisar se deslocar até o Porto Meira, ou ao Centro da cidade.

 

Desenvolvimento

A área Sul é muito próspera, com um número que parece sem fim de loteamentos e condomínios é para esse lado que a cidade deve expandir nos próximos anos. Em razão disso, muitas empresas e novos estabelecimentos estão em busca de áreas. Com a BR 469 a vida será outra, tanto em valorização como na mobilidade, conforto e lazer da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *