General Silva e Luna diplomado vai a Brasília buscar recursos para Foz
A Justiça Eleitoral diplomou nesta segunda-feira (9) o prefeito e o vice, General Silva e una (PL) e Ricardo Alves Nascimento, o Ricardinho (PSD) e os vereadores eleitos em outubro, encerrando o processo eleitoral 2024 em Foz do Iguaçu. Em entrevista à imprensa, Silva e Luna adiantou que embarca já nesta terça-feira (9) para Brasília (DF), onde vai pleitear recursos para a saúde pública, educação e também para o setor de segurança. “Áreas muito sensíveis à população”, disse. O vice embarca para Curitiba, também atrás de recursos para o município.
Silva e Luna e Ricardinho foram eleitos no primeiro turno das eleições, no dia 6 de outubro, com mais de 50,1% dos votos válidos (73.522 votos no total), para a gestão 2025-2028. “Termina hoje o processo eleitoral, com essa diplomação. Fui escolhido dentro da normalidade, num ambiente bastante harmônico e um resultado que tem impressão que é aquilo que a sociedade queria, pelo fato do Executivo ser eleito no primeiro turno, se declarou muito bem que ela sabe o que quer, a mudança que espera”, disse.
O futuro prefeito, que assume o cargo no dia 1º de janeiro do ano que vem, falou ainda da felicidade de ter ao lado dele o Ricardinho como vice. “(Ele) que me apoia desde muitos anos de ter que começar esse processo eleitoral. Foi uma longa jornada para chegar até aqui. Caminhamos com paciência, contamos com o apoio da população. E agora nossa oportunidade de servir, de entregar aquilo que prometemos durante a campanha”, ressaltou ele, em entrevista à Rádio Cultura.
Brasília
Antes mesmo da diplomação, no Fórum de Justiça, Silva e Luna anunciou que ele e o vice já estão de malas prontas para buscar recursos para a gestão do município. “Temos que correr atrás de recursos, de dinheiro. Somos, e não pode esquecer disso, o município é um pedaço do estado, que é uma parte do nosso Brasil. Estamos indo buscar apoio no meio estadual e federal (o vice em Curitiba e ele em Brasília)”.
“Estou indo até Brasília e o Ricardinho (em Curitiba). Cada um atrás de uma área pra trazer reforços em benefício da nossa cidade. Para área de saúde e para área de transporte”, revelou. Silva e Luna falou que, já a partir da diplomação, começou “nossa etapa. Então, começou o nosso trabalho, e entregaremos aquilo que foi prometido, pode confiar, faremos por merecer o voto de cada um que nos entregou”, disse.
Assessoria
Sobre o futuro secretariado, o prefeito eleito disse que a titular, ou o titular, da Educação já está praticamente definido. “Falta bater o martelo, um detalhe de como é que estamos e vamos ver o secretário ou a secretária. Estamos definindo ainda”. O General também revelou à imprensa que uma preocupação para o início do governo, após as reuniões com secretariados e com a equipe de transição, é com relação ao limite prudencial com a folha de servidores.
Ele ressaltou que os ocupantes de cargos comissionados devem ser exonerados no final do ano pelo atual prefeito, Chico Brasileiro (PSD). “Esses podem ser exonerados em definitivo ou podemos manter alguns nos cargos, um ou mais, como entender”. O prefeito eleito disse que poderá criar quatro novas secretarias, mas que irá reduzir o número de pastas. A prefeitura mantém atualmente 19 secretarias, três autarquias e uma fundação.
Com o prefeito
O vice-prefeito eleito disse, logo após ser diplomado, que não tem ambição de assumir uma secretaria, pelo menos por enquanto. “Quero ser um vice participante. Esse é o meu compromisso. Vou atuar como vice-prefeito, estar ao lado do prefeito para tudo aquilo que ele precisar. Temos uma jornada intensa nesses próximos quatro anos e temos que ter uma sinergia muito grande, uma unidade muito grande”.
“Claro, vou atuar junto com todos, estar com a população, fazer essa interlocução, esse meio campo de estar próximo da sociedade, isso é muito importante”, adiantou. Ricardinho ressaltou que este é um momento muito especial e feliz. “Feliz por poder assumir essa missão, que agora é maior e nos leva a um compromisso, d de servir ao nosso povo, como disse o General em seu discurso, com humildade e muita retidão, porque temos muita coisa para fazer”, concluiu.
Próxima legislatura da Câmara de Foz
No dia 6 de outubro, também foram reeleitos e eleitos os 15 titulares da próxima legislatura da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu:
Adriano Rorato – PL
Paulo Debrito – PL
Bosco Foz – PL
Adnan El Sayed – PSD
Cabo Cassol – PL
Anice Gazzaoui – PP
Yasmin Hachem – PV
Soldado Fruet – PL
Professora Márcia Bachixte – MDB
Valentina – PT
Evandro Ferreira – PSD
Sidnei Prestes – Mobiliza
Beni Rodrigues – PP
Balbinot – PSDB
Dr Ranieri Marchioro – Republicanos
- Da Redação /Foto: Assessoria