Perimetral Leste terá nova aduana e ligação estratégica com a BR-277
As obras da Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, alcançaram 48,64% de execução em novembro, conforme relatório do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). A rodovia vai ligar a Ponte da Integração Brasil-Paraguai à BR-277, facilitando o fluxo logístico e turístico na região.
O projeto, que envolve parceria entre o Governo do Paraná, governo federal e Itaipu Binacional, já recebeu cerca de R$ 66,5 milhões em investimentos. As obras são administradas e fiscalizadas pelo DER/PR, vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).
Trabalho em três turnos para acelerar as obras
Desde a última segunda-feira (25), as obras do viaduto que conecta a Perimetral Leste à BR-469 contam com um terceiro turno de trabalho, das 19h às 4h. A medida busca dar celeridade à conclusão do trecho, que já passou por detonações de rochas e agora concentra esforços de terraplenagem e, em breve, pavimentação.
Motoristas que transitam pela região devem redobrar a atenção devido à presença de máquinas e operários no período noturno.
Outros avanços na rodovia
Além do viaduto na BR-469, a terraplenagem segue em trechos estratégicos, como entre a Avenida Felipe Wandscheer e a Avenida República Argentina, além do entorno do viaduto que dá acesso à BR-277. Já a pavimentação ocorre no trecho entre a BR-469 e a Rua Mata Verde.
Dois viadutos estão em execução:
Viaduto na Avenida Felipe Wandscheer: Concluídas vigas transversinas e tabuleiro.
Viaduto na Avenida República Argentina: Início das obras do muro de contenção.
Avanço nas aduanas
A obra inclui duas novas aduanas internacionais para fortalecer o controle e o comércio:
Aduana Brasil-Paraguai: Estrutura administrativa está em fase de acabamento, com avanços nas instalações de depósitos de cargas apreendidas e apoio ao Ministério da Agricultura. A subestação de energia também está em execução.
Aduana Brasil-Argentina: Concluído o içamento de estruturas pré-moldadas e iniciada a montagem das estruturas metálicas. A pavimentação do estacionamento, em blocos intertravados de concreto, também está em andamento.
Com a nova Perimetral Leste, Foz do Iguaçu reforça sua infraestrutura estratégica para transporte e logística, potencializando o desenvolvimento econômico regional.
- Da redação com AEN /Foto: DER-PR