Coluna do Corvo
Virou Meme
Depois da forte chuva da semana passada, que alagou novamente trechos da Avenida JK, viralizou nas redes sociais um vídeo do prefeito Chico Brasileiro literalmente dentro de um tubo de drenagem de água que será instalado no local. Ele diz “são com esses tubos que nós iremos vencer os alagamentos na Avenida JK”. Chico entrou mesmo pelo cano, porque depois de meses de obras e interdições na via, as chuvas serviram de prova. E parece, o investimento ainda não resultou. Os engenheiros garantem que depois de toda encanada, a JK não pregará mais dessas peças, onde há pessoas dispostas em alugar canoas para os comerciantes.
Vários pontos
O fato é que diversos pontos da cidade também ficaram inundados. Desde a região da Vila A até o Centro, dezenas de vídeos circularam pelas redes mostrando casas e praças embaixo d’água. Até um ateliê de artes foi invadido pela enxurrada e sobrou para o artista pedir ajuda pelo Instagram para minimizar os estragos. Que barbaridade São Pedro? Para com isso!
Situação difícil
Seja do Chico ou não a culpa, os alagamentos entraram novamente na conta do prefeito que, mesmo de saída, vai ampliando o saldo negativo. Na eleição Chico ficou isolado porque ninguém queria que ele sequer pedisse ou oferecesse voto. Uma situação em nada boa para um político com história e que ficou à frente do Executivo sete anos e meio.
E qual o destino?
O que muita gente quer saber é para onde o Chico vai depois do final do mandato. Há quem aposte na ida dele para algum órgão federal, assumindo alguma função de destaque. Os pessimistas acreditam que retornará à UBS. Afinal é dentista. Há quem ainda aposte que ele vai dar uma volta por cima e ser candidato a deputado em 2026? Sim. Um monte de gente acredita nisso e, aprendemos que o mundão véio dá voltas.
Bonito de ver
Alguém ligou para este colunista, convidando para ir dar uma olhada na movimentação das obras no Trevo Carimã, no domingo pela manhã. Ao chegar lá, havia algumas pessoas acomodadas em cadeirinhas de praia, com lenços amarrados na cara, por causa da poeira. Foi possível contar duas dezenas de caminhões circulando por todos os lados e, já é visível o asfalto no trecho da Perimetral acima do viaduto. Parece que agora a coisa vai andar mesmo.
Terá trabalho
O Orçamento no setor de Saúde tem sido o debate na Câmara Municipal e ao que parece, isso dará bastante trabalho para o futuro governo, que precisará remanejar. O custeio do Hospital Municipal assusta. Todavia o tema faz parte dos encontros de transição e o secretário indicado Fábio de Melo está em todas as pautas. Deve estar realizando inúmeros exercícios matemáticos, até enquanto dorme.
Na Cultura
A Fundação Cultural tem realizado vários eventos, porque se inicia a temporada de festas, principalmente quando entidades beneficiadas pelos projetos, prestam conta por meio de apresentações. No final de semana, alguém se queixou da inquietude de um futuro membro do estafe cultural: “poxa, o cara não deixa a gente falar e vai atropelando todos os assuntos, isso é chato”, queixou-se um produtor cultural. Calma que no começo é assim mesmo. Todo mundo acredita que fará coisas milagrosas antes de assumir o cargo, mas depois, dá de cara com a realidade, o gesso, as impossibilidades, a falta de grana, e a bola murcha rapidão. Mas a inconveniência de uma certa pessoa já anda incomodando até o povo do futuro governo. Se não baixar a bola, é provável que o rapaz nem seja nomeado.
Quem será?
Disseram e este colunista que a semana será decisiva no assunto “nomeações”. Hoje, provavelmente, haverá novos nomes e no decorrer da quinta-feira também. Segundo uma opinião, o último secretário anunciado será o da área de Finanças. Mas isso não é em razão de dúvidas, porque ele já havia sido escolhido antes mesmo da eleição, garantem as fontes. Mesmo assim vamos esperar pelo anúncio.
Mercado Municipal
Nesta terça-feira, finalmente, haverá a inauguração do Mercado Público que orgulhosamente se chamará “Barrageiro”. Ocupará as dependências da antiga Cobal. O evento é um dos mais aguardados do ano e pode dar outras perspectivas para a região onde o empreendimento está instalado. O local, hoje em dia, é apenas uma passagem para entrar na Vila A. Se os planos da Itaipu derem certo, o empreendimento se tornará um atrativo para turistas e moradores.
Já deu certo
Se o Cobal, do jeito que era, todo esculhambado, sem climatização, era um ponto de encontro da população, e, deixou saudade, como uma estrutura novíssima, com ares culturais e tão bem preparada não dará certo? O sucesso da iniciativa já se antecipou.
Velhos tempos
O Cobal marcou épocas, porque era lá que muita gente ia curtir uma caipirinha aos sábados pela manhã; havia várias bancas de agricultores locais, e, também de produtos de outros estados, como iguarias nordestinas e coloniais. Uma figura lendária, o seo Arnóbio Ricardo da Silva, era quem cuidava do local como fosse um bem particular. Antes da reforma, o edifício guardava sucatas e tranqueiras hospitalares. Deve ter sido um trabalhão livrar o prédio do asco e abandono, mesmo em lugar tão privilegiado. Há muitos motivos para comemorar a entrega.
Uruguai na esquerda
Yamandú Orsi é quem governará o país vizinho. Antes, o governo foi parar nas mãos da direita e parece, a população não aprovou. Pepe Mujica mais uma vez deu a volta e ajudou na virada. Olhando para o guarda-roupa ideológico, está difícil saber qual modelito emplaca na América do Sul. Entra esquerda, sai a direita, vice e versa.
Bolsonaro vítima
Mais uma vez indiciado, o ex-presidente faz a vítima, alegando perseguição. E ele está sendo perseguido? Só se for pela consciência, porque se provarem que realmente tentou aplicar um golpe, dificilmente se livrará da cadeia. Lá escreverá um livro, fará o Mandela da atualidade e certamente isso convencerá muita gente, porque o Brasil não é o mesmo dos anos 80 e 90.
Conspiração
Tudo vai contra os planos de Jair Bolsonaro, a começar pelos depoimentos de ex-aliados, como o coronel ajudante de ordens, que abriu o bocão para se livrar da cadeia. Cada audiência revela novidades, impressionante, difícil imaginar que arranjavam tempo para governar.
E a renovação?
O tempo passa e o cenário vai ficando cada vez mais nebuloso quando o assunto é o surgimento de novas lideranças e nomes que possam aplainar a política, deixando-a mais credível. Ao contrário do que espera a população, surgem pessoas da pá virada, como o tal Pablo Marçal, que agora espera ser o governador de São Paulo. Isso caso não invente de disputar a eleição para presidente. Jesuiscristinho nos acuda.
O Brasil anarquista?
Há uma confusão na cabeça das pessoas. É incrível a maneira como a ignorância se espalha e o jeito que muitos formam a opinião, contra governos, instituições e tudo o que há. A Constituição Federal, por exemplo, é tratada como gibi do Tio Patinhas, como em nada fosse importante e, tudo que há nela, não presta. Que sociedade está se formando?
Boa semana
O clima na cidade começa a ser de Natal, a começar pela decoração da Avenida Brasil muito bacana, diga-se, com ares nostálgicos. Escolheram peças muito bonitas neste ano. Os hotéis e shoppings também estão sendo iluminados. Para aumentar o clima, há até uma pista de gelo no Catuaí Palladium, quase em frente onde fica o Papai Noel, recebendo as crianças e tirando fotos. Detalhe, com o calor dos últimos dias o povo só quer saber de ficar por lá. Uma boa terça-feira a todos!