IBGE aponta Foz do Iguaçu entre as cidades mais urbanizadas do Paraná

Foz do Iguaçu se destaca no Paraná com 99,4% de seus habitantes vivendo em áreas urbanas, segundo o “Censo Demográfico 2022: Malha de Setores Censitários Definitivos”, divulgado pelo IBGE. Foz é uma das cidades paranaenses com a maior urbanização, ficando atrás de apenas de Curitiba e Pinhais que não possuem habitantes em áreas rurais e de Sarandi (Norte), com 99,5%. A urbanização expressiva também coloca Foz do Iguaçu no top 5 do ranking estadual ao lado de cidades como Maringá e Matinhos.

No Paraná, 89% da população reside em áreas urbanas, representando 10.179.847 dos 11.444.380 habitantes do estado. O índice é superior à média nacional, que é de 87,4%. Apenas 11% dos paranaenses, o equivalente a 1.264.533 pessoas, vivem em áreas rurais.

 

Urbanização no Paraná e no Brasil

O Paraná tem a quinta maior população urbana do país, atrás de Rio de Janeiro (97,9%), São Paulo (96,8%), Distrito Federal (96,5%) e Goiás (93,2%). Em números absolutos, o estado figura na mesma posição, com mais de 10 milhões de habitantes em áreas urbanas.

Comparado ao Censo de 2010, o número de moradores urbanos cresceu 14,22%, passando de 8,9 milhões para 10,1 milhões. Em contrapartida, o número de habitantes em áreas rurais diminuiu 17,45% no mesmo período, acompanhando uma tendência nacional de êxodo rural.

 

Bairros e cidades com destaque urbano

Foz do Iguaçu compartilha o destaque com Sarandi, Maringá, Matinhos e Paiçandu, que possuem índices superiores a 98% de população urbana. Já na outra ponta, cidades como Antônio Olinto, Nova Laranjeiras e Mato Rico apresentam maioria da população em áreas rurais, com índices superiores a 70%.

Entre os 399 municípios do Paraná, apenas Curitiba e Pinhais não possuem habitantes em áreas rurais. O bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC) é o mais populoso do estado e o 5º maior do Brasil, com 172.510 moradores. Outros bairros curitibanos, como Sítio Cercado e Cajuru, também figuram entre os mais populosos do país.

 

Mobilidade dos recenseadores no Paraná

Os dados foram coletados em uma área de 172.804 quilômetros percorridos pelos recenseadores no Paraná, a oitava maior distância no Brasil. Em âmbito nacional, Minas Gerais lidera em extensão percorrida, seguido por Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Da redação com AEN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *