Palestra do dr. Dráuzio Varella debate saúde do homem e questiona o mito do “sexo forte”
Em palestra sobre saúde do homem, Dr. Dráuzio Varella abordou o mito do “sexo forte” e os cuidados essenciais para a saúde masculina. O evento, realizado na quarta-feira (13), no Hotel Carimã, em Foz do Iguaçu, marcou o encerramento das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, promovidas pelo Comitê de Gênero, Raça, Diversidade e Inclusão da Itaipu Binacional. Cerca de 800 pessoas participaram da palestra, que teve como tema “Saúde Integral do Homem”.
Dr. Dráuzio questionou o conceito de “sexo forte”, destacando que, na realidade, os homens têm uma expectativa de vida menor que as mulheres e são mais afetados por doenças como o câncer de próstata. Ele ressaltou que, enquanto as mulheres se cuidam mais, os homens negligenciam sua saúde. A palestra também abordou o impacto do sedentarismo e dos maus hábitos no bem-estar, com a OMS apontando que o sedentarismo será tão prejudicial quanto o tabagismo no século 21.
Varella compartilhou sua experiência pessoal, relatando como adota hábitos saudáveis, como subir escadas e correr, e destacou a importância de cuidar da saúde física e emocional. Ele alertou sobre o aumento das doenças mentais, como depressão e ansiedade, e a necessidade de os homens procurarem ajuda, já que muitos ainda veem esse tipo de cuidado como algo “para mulheres”.
A recepção do público foi feita pelo diretor administrativo da Itaipu, Iggor Gomes Rocha, que explicou a importância da ação voltada para toda a comunidade. “A Itaipu foi construída por pessoas, por isso nossas ações socioambientais são voltadas para elas. Toda a comunidade foi convidada para debater um tema tão importante, que é a saúde, em uma palestra ministrada por um médico que é o sinônimo da medicina no Brasil”, afirmou.
- Da redação com Itaipu / Foto: Sara Cheida / Itaipu Binacional