Coluna do Corvo

Novas Sondagens

Segundo uma fonte mais do que fidedigna, há efeitos de uma debandada no apoio aos favoritos à presidência da Câmara. Isso teria acontecido depois de um sonoro arranca rabo durante recente reunião entre vereadores eleitos. No efeito do racha, o caminho se abriu aos que ainda sonham comandar o Legislativo. Pelas sondagens, agora são quatro os candidatos à Presidência. Se a discussão continuar na mesma toada, serão 15. Cada um por si e Deus na causa.

 

Nomes e números

Segundo consta, o Evandro, De Britto, Adnan e Beni correm para comandar a Casa de Leis. Cada um diz ter ao menos 5 votos “mais do que certos”. Como esta coluna preza pela matemática, a conta não fecha. Se todos estiverem essa certeza toda com relação ao apoio, há bem mais votos que parlamentares.

 

Não se trata de matemática?

A questão, no entanto, não é apenas de matemática, mas de pura política, que de pureza não tem nada. Há quem diga que vai apoiar uns e outros, dá tapinhas nas costas e, depois, não honra acordo. O jogo é assim mesmo e ao final do embate alguém sempre fará a carinha de triste e frustrado. Eita que a político poderia ser mais aberta e franca, entre os representantes e pelo bem dos eleitores.

 

Se começa assim…

Levando em conta ao arrastão eleitoral causado pela direita, imaginava-se que a Câmara sairia unida, obstinada e com a maioria de vereadores eleitos e reeleitos, construindo exemplos de união. Parece que isso não está acontecendo.

 

Gato na tuba

Lá nos confins das informações, alguém revelou que há uma pessoa fazendo o perigoso jogo do leva e traz. Sai de uma reunião e entra em outra contando tudo, aumentando e distorcendo o que realmente aconteceu ou foi combinado. Isso causa um grande rebuliço. Em geral descobrem esse tipo de gente e o destino é a desconfiança até o final do mandato.

 

Enquanto isso…

…a população está esperançosa em ver resolvidos os problemas que mais atormentam a cidade e, para isso, será necessário um empenho da Câmara nos primeiro dias e meses de governo. Como conseguirão empreende celeridade nos pedidos do Administrativo, cheio de prioridades, se não conseguem falar a mesma língua? Sendo assim, de que adianta formarem uma maioria? Essa gente precisa pensar, que o povo está de olho e tudo o que acontece.

 

Potinho de mel

Quem encara o papel de vereador precisa colocar os pés no chão e entender que o mandato político é passageiro. É o primeiro e o último estágio da política para a maioria, porque sabemos de ex-deputados estaduais e federais que tentam a todo o custo recomeçar a carreira voltando à Câmara. Uns se dão bem, outros nem tanto. Logo, o pote de melaço é pequeno para todos se lambuzarem, precisam ir com calma. Sobretudo quando correm o risco de perder a boquinha antes mesmo de assumir. Isso mesmo, há processos de anulação em curso e dependendo o resultado, a configuração da Câmara poderá ser outra. Fiquem de olho. Há chances de recontagem e se houver mesmo consistência no imbróglio, quatro vereadores ficariam de fora.

 

O povo pergunta

Este colunista às vezes não consegue publicar todas as mensagens de leitores e sempre há o pensamento de esvaziar a gaveta em uma única edição, mas isso não dá lá muito certo. Simplificando, há muitas pessoas querendo saber a mesmas coisas, ou seja, fazem perguntas semelhantes. Vários leitores perguntaram se haverá trincheiras no conjunto de acessos da Perimetral junto à BR 469, conhecido como Trevo Carimã. Certamente dizem isso, levando em conta os desníveis que há na obra, e a curiosidade é natural, devido a quantidade de pessoas que transita pelo local o dia todo.

 

Desenho bonito

Olhando a foto, podemos sim concluir um formato bem bonito de conjunto de alças, cheio de contornos e opções de saídas por todos os lados. É um projeto tradicional, calçado em quatro alças. O caso é que além de belo, precisa ser funcional. Um engenheiro disse que não haverá passagem subterrânea e que tudo será planado por meio de terra e pedras, uma vez que boa parte dos acessos servirá veículos pesados. Todavia vamos aguardar uma posição oficial. A população entenderá melhor como será, depois de reutilizada a via que faz a ligação da Av. das Cataratas com a BR 469, por baixo do viaduto. Os desvios de hoje complicam um pouco essa percepção.

 

Unimed muito longe

Sem demérito ao atendimento do plano de saúde, é considerável a leva de mensagens questionando a razão de construírem um hospital tão longe? Decerto acreditaram a expansão da cidade e creiam, logo a região onde Unimed se instalou, estará muito parecida com outras regiões movimentadas.

 

Black Friday

Prezado colunista, tomara este ano os preços sejam mais atrativos antes de a promoção terminar, porque até ontem não vi diferença. No ano passado ficou muito mais barato comprar nas lojas francas. A mensagem foi enviada por N.B.S que pediu para não ter o nome divulgado. É possível que muitos produtos listados e comercializados nas lojas francas sejam de fato mais baratos que no Paraguai. Isso é possível devido mais facilidade de importação pelas regras brasileiras, certa vez disse um comerciante. Dentre essas e outras, as Lojas Francas passaram a ser um bom negócio.

 

Feriadão

Como sabemos, teremos dois feriados nos próximos dias. Amanhã comemora-se a Proclamação da República e dia 20, quarta-feira, a Consciência Negra. Como se trata de comemorações nacionais, muita gente emendará para visitar Foz e fazer as compras de Natal, daí, teremos muito movimento na cidade. O jornal circula nesta sexta-feira e retornará dia 19, circulará normalmente no dia 20, e haverá outra pausa no dia 21.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *