Foz do Iguaçu sediará conferência sobre clima e soluções para reduzir impactos ambientais
Foz do Iguaçu será palco nos dias 2, 3 e 4 de dezembro da 1ª Conferência Paranaense de Emergência Climática (Cpec 2024). O evento será dedicado a discutir as ações de mitigação e adaptação necessárias para enfrentar a crise climática. Organizado pelo Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) em Emergência Climática, o encontro reunirá pesquisadores de oito universidades brasileiras e especialistas de diferentes áreas para debater soluções e propor articulações entre ciência, sociedade e governo.
O evento tem como foco a articulação entre pesquisa e prática para reduzir os impactos das mudanças climáticas em setores urbanos, industriais e agrícolas. Além dos painéis e mesas-redondas, haverá uma exposição de 68 projetos de pesquisa que exploram temas como enchentes no Rio Grande do Sul, seca na Amazônia e queimadas em diversas regiões do Brasil.
Palestras e programação de destaque
O climatologista Carlos Afonso Nobre, premiado com o Nobel da Paz, abrirá a programação com uma palestra sobre os riscos e desafios climáticos para o Brasil. Além de Nobre, outros especialistas e pesquisadores de várias regiões do país participarão de painéis e debates. A conferência também terá mesas-redondas para discutir ações baseadas em ciência para reduzir riscos climáticos e adaptar atividades produtivas aos cenários de eventos extremos.
A programação completa da Cpec 2024 inclui palestras que abordam os principais episódios climáticos recentes no Brasil, além de sessões focadas em explorar o papel da ciência na formulação de políticas e ações de mitigação para setores específicos, como saneamento e energias renováveis.
Inscrições e participação gratuita
Professores, estudantes de graduação e pós-graduação e representantes de organizações empresariais, governamentais e da sociedade civil são convidados a participar. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 30 de novembro. A conferência acontecerá no Grand Carimã Resort & Convention Center, em Foz do Iguaçu.
Iniciativa do Napi Emergência Climática
O evento é uma iniciativa do Napi Emergência Climática, que conta com apoio do Governo do Paraná, através das secretarias da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), além de instituições como a Fundação Araucária e a Itaipu Binacional. O Napi coordena estudos que buscam entender e analisar os cenários climáticos para reduzir riscos naturais e sociais, promovendo a adaptação de setores econômicos aos eventos climáticos extremos.
Com um investimento de R$ 3,2 milhões, o arranjo de pesquisa reúne professores e estudantes de instituições como a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Unioeste, Unicentro e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
Serviço
Conferência Paranaense de Emergência Climática (Cpec 2024)
Data: 2 a 4 de dezembro
Local: Grand Carimã Resort & Convention Center, Av. das Cataratas, 4790 – Vila Carimã – Foz do Iguaçu
Inscrições: até 30 de novembro no site oficial do evento.
- Da redação com AEN